Encontro de Culturas reúne Gilberto Gil, Carlos do Carmo, Lura e Bonga

Serpa, Beja, 04 Jun (Lusa) - Os cantores Gilberto Gil (Brasil), Carlos do Carmo, a cabo-verdiana Lura e o angolano Bonga são os "cabeças de cartaz" da "banda sonora" do quinto Encontro de Culturas do concelho alentejano de Serpa (Beja), que começa sexta-feira.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Promovido pelo município local, o encontro, que vai decorrer até dia 15 no centro histórico de Serpa, inclui sobretudo espéculos de música, o tradicional mercado cultural e gastronómico, animações de rua, sessões de cinema e oficinas.

O encontro pretende "promover a cultura enquanto factor de união entre os povos", divulgando várias manifestações culturais de Serpa, de outras regiões portuguesas e sobretudo de países como Brasil, Espanha, Cabo Verde, Guatemala e Bulgária, com os quais o município tem "laços de cooperação", através da Rede Internacional de Municípios pela Cultura (enRede).

A programação musical do encontro, com concertos sempre às 21:30, na Praça da República, arranca sexta-feira com "O Homem que à Terra Canta - Vozes, Violas e Guitarras".

Trata-se de um espectáculo que vai juntar artistas de Serpa, Cortegana e Punta Umbria (Espanha), Itabira e São João d`el Rei (Brasil) e São Vicente (Cabo Verde), seis dos 19 municípios que integram a enRede.

No sábado, Carlos do Carmo, um dos mais destacados fadistas portugueses apresenta "À Noite", o seu mais recente álbum lançado em 2007.

O cantor e ministro da Cultura brasileiro Gilberto Gil actua domingo, num concerto onde se deverão ouvir algumas canções de "Banda larga cordel", o seu próximo álbum e o primeiro disco de inéditos em 11 anos e que será editado este mês.

Os ritmos cabo-verdianos vão invadir o Encontro de Culturas segunda-feira, com a actuação de Lura, uma das revelações da nova música de Cabo Verde e que apresentará o seu último álbum "M`bem di fora".

Actuações de grupos corais (dia 10), um Serão Alentejano (11), um concerto da Banda Filarmónica de Serpa (12), as actuações do "embaixador" da música angolana Bonga (13) e dos brasileiros Quinteto Violado (14) são outras das ofertas da programação musical do encontro.

Além da música, outro dos "pontos fortes" do encontro é o Mercado Cultural que vai "invadir" o castelo de Serpa, entre sexta e terça-feira, com expositores de produtos e serviços culturais e gastronomia de vários países.

Na cerimónia de inauguração oficial do encontro, sexta-feira, às 18:30, no Espaço da Nora, vai ser assinado um protocolo entre a Câmara de Serpa e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) para a instalação naquela cidade de uma Casa do Cante.

Destinado ao estudo e salvaguarda do Cante Alentejano, a casa é um dos vários equipamentos que a DRCAlen vai construir no Alentejo no âmbito de um projecto de promoção do Cante Alentejano e que prevê uma eventual candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Após a assinatura do protocolo, segue-se o lançamento do CD "As Modas Populares do Concelho de Serpa", uma reedição da câmara de uma recolha feita pelo etnomusicólogo francês Michel Giacometti e do compositor português Fernando Lopes Graça.

LL.

Lusa/Fim


PUB