"Ensaio sobre a Cegueira" fala da "cegueira do espírito"

*** Áudio disponível em www.lusa.pt ***

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Lisboa, 15 Out (Lusa) - O filme "Ensaio sobre a Cegueira", baseado na obra homónima de José Saramago, "é claramente uma alegoria e nada tem a ver com a cegueira convencional", sublinhou hoje o presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

A ACAPO promove hoje, às 21:30, no Fórum Lisboa, a primeira exibição pública do filme em Portugal, antes da ante-estreia marcada para dia 29 de Outubro, na cidade da Horta (Faial), durante o Festival de Curtas-Metragens "Faial Films Fest".

"Nós não nos identificamos em nada com a cegueira do filme de Fernando Meirelles porque fica bem evidente que se trata de uma alegoria. É uma cegueira do espírito, uma cegueira de valores", disse à Agência Lusa Carlos Lopes, presidente da ACAPO.

No início de Outubro, a estreia mundial do filme nos cinemas norte-americanos foi marcada por protestos e críticas da parte da Federação Nacional dos Invisuais dos Estados Unidos, sobre a associação desta deficiência física a um comportamento hostil que provocaria o fim da civilização.

"Saramago escreve sobre uma cegueira branca justamente para a distinguir da cegueira convencional", salientou o responsável da associação que representa, a nível nacional, 163 mil pessoas.

Carlos Lopes admitiu que esta iniciativa da direcção da ACAPO "é irreverente", mas aproveitando o tema do filme "para falar sobre as dificuldades dos invisuais na sociedade".

"Temos menos facilidades no acesso à educação e à formação profissional", lamentou.

A exibição do filme será precedida por um percurso, a ter início às 19:00, na Pastelaria Mexicana, na Avenida Guerra Junqueiro, e terminando no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma, para alertar sobre as barreiras arquitectónicas na cidade e as dificuldades dos invisuais em contorná-las.

Com a participação dos actores Julianne Moore e Gael García Bernal, entre outros, a estreia de "Ensaio sobre a Cegueira" nas salas de cinema do país está prevista para 13 de Novembro.

AG.

Lusa/Fim


PUB