Ensaios do brasileiro Euclides da Cunha publicados em inglês
Os ensaios que o escritor brasileiro Eucli des da Cunha (1866-1909) escreveu sobre a Amazónia foram, esta semana, lançados numa edição inglesa comentada sob o título de "The Amazon: Land Without History" .
O volume foi publicado na colecção "Biblioteca da América Latina" da ed itora da Universidade de Oxford, que pretende com esta série dar a conhecer obra s de autores latino-americanos do século XIX ao público anglo-saxónico.
Os ensaios reunidos nesta edição foram, na sua maioria, recolhidos por Euclides da Cunha no livro "à Margem da História" (1909), publicado já após a mo rte do escritor num duelo contra o segundo companheiro da sua esposa.
A partir da sua morte, o escritor converteu-se num ícone da história in telectual do Brasil, não só pelos recursos estilísticos da sua prosa e pelas cir cunstâncias novelísticas da sua biografia mas também por ter conseguido descreve r a essência dos brasileiros.
Segundo alguns críticos, com os seus ensaios acerca da Amazónia, Euclid es da Cunha pretendia conseguir o mesmo efeito que obtivera com "Os Sertões" (19 02), livro que reflectia o conflito da sociedade brasileira da época a partir de um acontecimento específico: a Guerra de Canudos em 1897.
Foi na esteira do êxito dessa obra, que valeu ao escritor um lugar na A cademia Brasileira de Letras, que Euclides da Cunha decidiu escrever os ensaios agora traduzidos para inglês e que resultam de uma expedição para determinar a f ronteira entre o Brasil e o Peru.
Os textos resultantes dessa viagem, que são um misto de rigor científic o e subjectividade apaixonada, segundo Lúcia Sá, que assina o prefácio, mostram também as intenções colonialistas do Autor, que descreve a Amazónia como um terr itório desértico que poderia ser ocupado.