Erro no Festival da Canção. Tema de Jorge Palma passa à final

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

A canção "Sem medo", composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David, passa a figurar entre os sete temas apurados para a final do Festival da Canção, substituindo "Eu te amo", interpretada por Beatriz Pessoa. A RTP detetou um erro nas votações.

"No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta", explica a estação pública em comunicado.

À edição de 2018 do Festival da Canção concorrem 26 temas, que disputam a representação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

O erro ocorreu na atribuição da pontuação do público às canções dos compositores Mallu Magalhães, interpretada por Beatriz Pessoa, e Jorge Palma, cujo intérprete foi Rui David. Corrigido o erro, a canção "Eu te amo" é excluída do conjunto de sete finalistas. Entra "Sem medo", de Jorge Palma.

"Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos", acrescenta-se na nota da empresa pública de rádio e televisão.

A canção de Jorge Palma junta-se assim aos temas de Diogo Clemente (interpretado por Peu Madureira), Janeiro (Janeiro), Júlio Resende (Catarina Miranda), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz) e Benjamim (Joana Espadinha).

A canção "Só por ela", interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público na primeira semifinal. "Sem título", interpretada por Janeiro, foi a canção que reuniu mais votos do júri. A votação final coube, em igual medida, a um júri e ao público.


Margarida Neves de Sousa, Pedro André Esteves, Cristina Gomes - RTP

Recorde-se que a RTP convidou 22 compositores para submeterem uma canção original inédita a concurso, somando-se outros três autores que responderam a concursos e um quarto escolhido pelo vencedor da Eurovisão no ano passado, Salvador Sobral.

A segunda semifinal está marcada para o próximo domingo. A final decorre a 4 de março em Guimarães.

Tópicos
pub