Ervas alimentares dão mote para feira em Borba

As ervas alimentares, usadas como ingrediente "mágico" da gastronomia alentejana, em conjunto com o pão e o azeite, constituem o pretexto para uma feira que arranca sexta-feira em Borba (Évora), divulgou hoje a organização.

Agência LUSA /

Trata-se da Feira de Ervas Alimentares da Orada, concelho de Borba, destinada a valorizar a importância regional daquelas plantas, que crescem espontaneamente no campo e enriquecem, há séculos, os pratos alentejanos.

Além do seu perfume, paladar e cor, que dão o "toque" final em muitos cozinhados, estas ervas têm servido, ao longo dos tempos, muitos outros fins, nomeadamente a cosmética e os tratamentos medicinais.

Em termos culinários, os coentros, louro, hortelã, hortelã-da-ribeira, salsa, poejos, alecrim, mangerona, orégãos, cebolinha, beldroegas, cardos ou espargos são algumas das ervas mais aplicadas na região e que durante a feira vão poder ser degustadas, ou compradas já secas.

Os visitantes podem saborear os pratos que vão ser confeccionados nas tasquinhas do certame, como grãos com cardo, açorda com poejos, sopa de beldroegas e sopa de tomate com orégãos.

Podem ainda adquirir chás, doçaria, licores e essência à base de ervas, artesanato e peças de decoração com plantas.

O conhecimento ancestral sobre as plantas silvestres está sedimentado na região, sobretudo junto de habitantes mais idosos dos meios rurais, pretendendo a autarquia de Borba dinamizá-lo em termos económicos.

O certame engloba cerca de 30 stands, a maioria dos quais ligados à temática central.

Para o presidente do município de Borba, Ângelo de Sá, este evento corresponde "à política descentralizadora da autarquia na realização de actividades promocionais do concelho, tendo em vista o seu desenvolvimento integrado".

Na manhã de sábado o programa propõe um passeio pedestre denominado "Plantas e cogumelos - seus usos e costumes", organizado pelo Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), com a participação do mestre José Salgueiro.

O tema do passeio serve ainda de mote para o colóquio que decorre sábado às 15:00, na Casa do Povo de Orada.

Os vinhos, queijos, enchidos, pão e doçaria também não foram esquecidos no certame, contemplando ainda o programa um festival de dança, animação musical e festival de folclore.

No domingo vai ser apresentado o livro "Plantas Medicinais da Serra d`Ossa" e decorre mais um percurso pedestre "À Descoberta das Plantas Alimentares, de Tempero e Medicinais", organizado pelo CEIA e pela Associação de Desenvolvimento Montes Claros.

Além do Município, a feira é promovida pela Junta de Freguesia de Orada, Associação de Desenvolvimento Montes Claros, Cooperativa dos Olivicultores de Borba e Casa da Cultura de Orada.

PUB