Escola da Noite estreia "Noivas", da brasileira Cleise Mendes

A companhia teatral A Escola da Noite estreia no dia 12 de Janeiro, em Coimbra, a nova produção de "Noivas", da dramaturga brasileira Cleise Mendes.

Agência LUSA /

A peça, que se mantém em cena até 29 de Janeiro, gira em torno da conversa e da relação entre uma noiva e a modista a quem vai encomendar o vestido de casamento, concentrando-se nas escassas horas passadas no atelier de costura e no "absurdo que orienta as decisões e as cerimónias matrimoniais", refere um texto sobre a peça.

Na sequência de "Dois perdidos na noite escura", do brasileiro Plínio Marcos, estreado há dois meses, este projecto (o 33º) de A Escola da Noite insere-se na linha de trabalho da companhia dedicada à dramaturgia contemporânea de língua portuguesa.

Escrito e encenado pela primeira vez em 1980, "Noivas" foi considerado à época como "um manifesto feminista, pela abordagem que propõe ao papel tradicionalmente reservado à mulher na instituição +casamento+".

Autora, professora de dramaturgia na Universidade Federal da Bahia e actriz, Cleise Mendes nasceu em 1948 no Rio de Janeiro, tendo visto a sua obra premiada diversas vezes.

Encenado por António Jorge, também responsável pelo espaço cénico, "Noivas" conta no elenco com Sofia Lobo, Maria João Robalo e Hélder Wasterlain.

Ana Rosa Assunção concebeu os figurinos da peça, que é exibida na Oficina Municipal do Teatro.


PUB