Escola de Artes do Norte Alentejano inicia ensino da música em Estremoz
A Escola de Artes do Norte Alentejano vai iniciar em meados de Outubro o ensino artístico da música na cidade de Estremoz, com o objectivo de criar um novo pólo da instituição, foi hoje anunciado.
A iniciativa do estabelecimento de ensino artístico, com sede em Portalegre, conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e do Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide".
A presidente da direcção do Orfeão de Estremoz, Beatriz Vermelho, adiantou hoje à Agência Lusa que a primeira fase do projecto, considerado o "ano zero", pretende avaliar a adesão dos alunos, sobretudo do concelho de Estremoz, para ser analisada a viabilidade da iniciativa.
"O que se pretende é criar um pólo em Estremoz da Escola de Artes do Norte Alentejano, integrado no ensino oficial", acentuou.
Realçando que "as perspectivas são as melhores", Beatriz Vermelho revelou a adesão à iniciativa de 17 alunos, que vão começar as aulas, em meados de Outubro, em instalações provisórias numa dependência da Escola Secundária de Estremoz.
A responsável explicou que a iniciativa vai arrancar em regime de cursos livres, nas áreas do violino, violoncelo, guitarra, piano e acordeão.
"Os cursos que vão arrancar não são subsidiados por qualquer entidade e para suportar as necessárias despesas de funcionamento os alunos vão pagar uma propina mensal", disse.
A responsável do Orfeão de Estremoz adiantou ainda que o ensino da música será depois transferido para o futuro Centro Cultural de Estremoz, que está em fase de conclusão.
A Escola de Artes do Norte Alentejano tem já um pólo em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.
TCA.
Lusa/Fim