Escola de samba brasileira vai homenagear Cabo Verde em desfile de Carnaval
Porto Alegre, 30 jan (Lusa) - A escola de samba União da Vila do Iapi, de Porto Alegre, no estado Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, vai desfilar este ano com um enredo em homenagem a Cabo Verde.
Sob o tema "Minha Cabo Verde; Bioma Laboratorial do Mundo, Arquipélago no meio do Atlântico", cerca de 1.800 pessoas vão desfilar na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, no chão ou em cima de um dos cinco carros alegóricos que farão parte da apresentação da escola.
O presidente da escola, Jorge Sodré, afirmou que recebeu a sugestão sobre o tema de uma jovem que havia feito intercâmbio duas vezes em Cabo Verde, e que contou o que aprendeu sobre o país.
"Achei a história muito linda, trata da a questão da negritude, da ocupação da ilha. Como nós também temos origem portuguesa, a ideia deu samba", disse Sodré à Lusa.
A escola será a primeira a desfilar no Carnaval do Complexo Cultural do Porto Seco, para 1,7 milhão de espetadores. Outras nove escolas disputarão o título de campeã do Carnaval de Porto Alegre.
A apresentação da União da Vila do Iapi vai abordar desde a chegada das caravelas portuguesas à ilha até as belezas naturais, a música, a dança e as tradições culturais do país. Os carros alegóricos (grandes estruturas decoradas que são levadas pelo desfile) terão movimento, segundo Sodré. Um deles vai representar a tartaruga, um dos símbolos de Cabo Verde.
O desfile contará com a presença de 72 cabo-verdianos que moram ou estão de passagem por Porto-Alegre, afirmou Sodré, e juntará as cores comuns entre a bandeira da escola e a do país: o azul, o branco e o vermelho.
Jorge Sodré lamentou que, mesmo com uma visita ao consulado de Cabo Verde em Brasília, não tenha conseguido apoio financeiro para o projeto.
"Nós fomos bem recebidos, mas não tivemos o apoio. Vamos fazer o Carnaval com muito esforço e muito suor, mas poucos recursos", disse o presidente da escola.
A agremiação recebe uma verba do estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura da cidade de Porto Alegre, que é cerca de 15 por cento do necessário para fazer o desfile como idealizado, afirmou Sodré, salientando que a escola pretende captar o restante através de patrocinadores de projetos culturais.
O embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel António Pereira afirmou que "infelizmente, o país não conseguiu ajudar, com os escassos recursos que tem".
"Isso só valoriza o trabalho deles, apesar de todas as dificuldades sofridas. E isso nós reconhecemos e valorizamos", disse Daniel Pereira à Lusa.
O embaixador revelou também que pretende estar presente no desfile.
"A homenagem é extraordinária, inédita, vai ajudar a dar maior visibilidade a Cabo Verde no Brasil", disse Pereira.
O embaixador espera, agora, que escola de samba brasileira possa participar num futuro projeto de cooperação com o Carnaval cabo-verdiano.