Escola do Porto volta a ter revista de arquitetura para colmatar "lacuna incompreensível"

Porto, 22 abr (Lusa) -- A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) lançou a revista "Resdomus", uma publicação que vai ser anual inicialmente, mas que procura obter reconhecimento internacional e preencher uma "lacuna incompreensível", disse hoje o diretor da faculdade.

Lusa /

"A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Escola do Porto, é uma das escolas de arquitetura mais referenciadas na Europa e no mundo. Considerámos que era quase incompreensível que uma escola que tem mantido uma importância e um reconhecimento grandes ao longo de várias décadas não tivesse um instrumento de reflexão", afirmou à Lusa o diretor da FAUP, Carlos Guimarães.

A revista parte de um modelo digital (criado em blogue e ainda disponível em resdomus.blogspot.pt) há anos por vários professores da FAUP e da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e tem agora uma versão impressa, de 500 exemplares.

A "Resdomus" começou "simbolicamente com artigos produzidos por investigadores e docentes que já tinham sido mostrados no blogue, mas é uma revista que vai ganhar outras valências dentro do âmbito da cultura arquitetónica", explicou Carlos Guimarães.

A FAUP pretende também que a revista ganhe dimensão internacional, quer passando a editar de modo bilingue em inglês quer cumprindo as normas internacionais para a sua acreditação.

Carlos Guimarães sublinhou a importância de um instrumento como a revista por haver "obras que vêm sendo construídas, algumas inauguradas" sem que haja uma "reflexão crítica".

Tópicos
PUB