Escola Secundária José Falcão comemora 170 anos

Reconstituições históricas, debates e uma visita guiada integram o programa do "Dia da Escola" com que a centenária Secundária José Falcão (antigo Liceu D. João III), em Coimbra, se mostra quarta-feira à cidade.

Agência LUSA /

Integrado nas comemorações dos 70 anos do edifício do antigo Liceu D. João III e dos 170 anos do Liceu de Coimbra, que o precedeu, o programa para quarta-feira decorre entre as 10:00 e as 17:30 com uma série de actividades em que se incluem representações teatrais dos alunos sobre "A escola de ontem, de hoje e de amanhã".

Um vídeo a projectar numa tela gigante vai contar a história do estabelecimento, mostrar os seus serviços, instalações e oferta e reproduzir entrevistas com antigos e actuais alunos, professores e funcionários.

Além de uma visita guiada à Escola Secundária José Falcão, designação usada desde 1978, estão previstos torneios desportivos e uma mesa-redonda, uma conferência e um debate sobre o estabelecimento e o ensino.

As comemorações dos 70 anos do Liceu Normal D. João III e dos 170 anos do Liceu de Coimbra começaram em Setembro de 2005 e culminam a 14 de Outubro, com um almoço- convívio de antigos e actuais alunos, professores e funcionários e um sarau de gala, no Teatro Académico de Gil Vicente.

De acordo com Palmira Albuquerque, presidente da Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários do Liceu D. João III/Escola Secundária José Falcão e membro da comissão executiva das comemorações, é também objectivo editar um livro com as histórias de antigos estudantes.

Com cerca de sete dezenas de membros, esta associação pretende alcançar o milhar de filiados entre os que passaram pelo antigo liceu masculino e que agora estão espalhados por todo o país, adiantou Palmira Albuquerque à agência Lusa.

Miguel Torga, Vitorino Nemésio, João de Deus, Guerra Junqueiro, António José de Almeida, Teixeira Gomes e o cientista Mário Silva foram algumas das figuras que estudaram nesta escola, onde leccionou Rómulo de Carvalho (o poeta António Gedeão).

São também antigos alunos o conselheiro de Estado e antigo presidente da Assembleia da República Almeida Santos e o autarca de Coimbra, Carlos Encarnação.

Datado de 1936, o edifício do antigo Liceu D. João III foi concebido pelo arquitecto Carlos Ramos.


PUB