Escolas de toureio promovem 12 novilhadas em várias praças do país

Lisboa, 20 abr (Lusa) -- Três escolas de toureio portuguesas vão organizar ao longo da atual temporada um ciclo de 12 novilhadas, em diferentes praças do país, cuja final está marcada para o Campo Pequeno, em Lisboa.

Lusa /

O projeto reúne a Escola de Toureio "José Falcão" (Vila Franca de Xira), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita do Ribatejo e a Academia de Toureio do Campo Pequeno.

O "1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio" conta também com a adesão de várias ganadarias, como Palha, Casa Prudêncio, Pinto Barreiros, David Ribeiro Telles, Infante da Câmara (Herds.), Oliveiras Irmãos, António Silva e José Lupi.

As ganadaria de Manuel Veiga, Vinhas, António Charrua, São Torcato, José Luís Vasconcelos de Andrade, Santa Maria, Manuel Coimbra, José Luís Cochicho, Ascensão Vaz, Gregório Oliveira e Falé Filipe são outras das divisas que aderiram ao projeto.

O evento conta ainda com a adesão das empresas tauromáquicas "Aplaudir", "Montemor é Praça Cheia", Soc. Campo Pequeno SA, "Tauroleve", "Toiros & Cultura" e "Toiros & Tauromaquia".

O Ciclo Nacional de Novilhadas terá por cenário as praças de Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Évora, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Nazaré, Salvaterra de Magos, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

A final, ainda sem data marcada, vai decorrer no Campo Pequeno, culminando uma série de 12 espetáculos.

A novilhada inaugural realiza-se dia 06 de maio, às 10:30, em Vila Franca, com a lide de quatro novilhos.

O festejo conta com a participação do cavaleiro amador David Oliveira, dos bezerristas Pedro Noronha (Escola José Falcão), João Rodrigues (Escola da Moita) e Diogo Peseiro (Academia do Campo Pequeno), estando as pegas a cargo do grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Tópicos
PUB