Escritor Álvaro Magalhães cria nova coleção de livros para crianças

por Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) - Um gato chamado Picasso e um cão de nome Van Gogh são os protagonistas de uma nova coleção de livros para a infância assinados pelo escritor Álvaro Magalhães, a editar sexta-feira pela Porto Editora.

Com ilustrações de Carlos J. Campos, são editados os dois primeiros volumes, intitulados "Mexe esse rabo gordo, pá!" e "Parem a Terra que eu quero sair!", cujas histórias são recomendadas para crianças dos seis aos dez anos.

"Van Gogh é um cão ingénuo e generoso e Picasso um gato gordo e pachorrento, que sonha com uma vida (ainda mais) sossegada, sem ontem nem amanhã. Mas isso era se não houvesse no mundo tantos Duas Patas (nós, as pessoas). Mas há", lê-se na nota de imprensa.

Álvaro Magalhães, nascido no Porto em 1951, considerado um dos mais originais escritores portugueses, tem publicado, desde os anos 1980, cerca de 80 obras para jovens e crianças, entre contos, poesia e narrativa juvenil.

Em 2002 venceu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens com o livro "Hipopóptimos -- Uma História de Amor".

"O limpa-palavras e outros poemas", "O homem que não queria sonhar e outras histórias" e o mais recente "O rapaz dos sapatos prateados" são alguns dos títulos do autor.

Este livro é o último da trilogia da qual fazem parte as obras "A Ilha do Chifre de Ouro" e "O Último Grimm", romances para jovens em que Álvaro Magalhães procurou que o leitor não separasse os mundos do real e do imaginário.

É ainda autor das séries juvenis "Triângulo Jota", "Lucas Scarpone" e "Crónicas do vampiro Valentim" e do livro "Senhor Pina", de homenagem ao escritor Manuel António Pina.

No ano passado, Álvaro Magalhães assinalou trinta anos de vida literária.

Tópicos
pub