Escritor galego Agustín Fernández Paz vence prémio de literatura infantil e juvenil de Espanha

Lisboa, 23 Out (Lusa) - O escritor e catedrático de filosofía galego Agustín Fernández Paz venceu hoje Prémio de Literatura Infantil e Juvenil de Espanha, concedido pelo ministério da Cultura, pela obra "O unico que queda é o amor".

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A obra, uma colectânea de contos, foi recentemente publicada em Portugal pelas edições Nelson de Matos com o título "Só resta o amor".

O prémio, com uma dotação de 20.000 euros, distingue o melhor livro de literatura infantil ou juvenil publicado em 2007 em qualquer das línguas oficiais que se falam em Espanha.

O director geral do Livro, Rogelio Blanco, presidiu ao júri, de que fizeram também parte Mónica Fernández, Margarita Salas, Manuel González, Xavier Etxaniz, Emili Teixidor, Cristina Minguillón, Remedios Morales, Marta Rivera, Rosario González, María Penéndez, e os dois últimos autores galardoados, Fernando Marías e Jordi Sierra i Fabra.

Agustín Paz nasceu em Vilalba, Lugo, em 1947, é licenciado em Ciências da Educação e diplomado em língua galega.

A sua obra, já vasta, escrita em galego, tem sido amplamente premiada e traduzida para outras línguas.

Entre outros títulos, Paz publicou "Corredores de sombra", "Aire negro", "Noite de voraces sombras", "Cuentos por palavras" e "O laboratório do doutor Nogueira", este também já publicado em Portugal (Ambar).


PUB