Escritora brasileira Adriana Lisboa apresenta "Hanói" em Macau no fim de semana
Pequim, 24 set (Lusa) - A escritora brasileira Adriana Lisboa, galardoada em 2003 com o Prémio José Saramago, vai apresentar o seu mais recente romance em Macau no próximo fim de semana.
O livro, intitulado "Hanói", será apresentado na Livraria Portuguesa de Macau, no final da primeira viagem da autora à China.
"Estou muito curiosa", disse a escritora à agência Lusa em Pequim.
Adriana Lisboa, 43 anos, encontra-se em Pequim no âmbito do Mês da Cultura do Brasil na China, que decorre desde 03 de setembro com sessões de cinema, música e exposiçoes.
Foi a primeira iniciativa do género promovida pelo governo brasileiro e será retribuída com um Mês da Cultura Chinesa no Brasil, a partir de meados de outubro.
Num debate realizado numa livraria de Pequim, Adriana Lisboa contou que tem "uma longa ligação com a Ásia", nomeadamente através da poesia japonesa e do budismo, mas esta á primeira vez que se desloca à China.
Questionada sobre o que mais a impressionou em Pequim, a escritora respondeu: "É muito mais cosmopolita e aberta do que esperava".
Nascida no Rio de Janeiro, Adriana Lisboa vive há seis anos nos Estados Unidos.
"Hanói", o seu sexto romance, apresenta-se como um livro sobre "deslocamentos", onde a cidade evocada no título "é mais um futuro imaginado do que uma localidade geográfica".