Escritora Zélia Gattai apresenta melhoras mas continua internada

A escritora brasileira Zélia Gattai, internada há nove dias num hospital de Salvador, está a apresentar melhoras progressivas mas continua a fazer tratamento para reabilitação físico-motora e respiratória, segundo um boletim médico divulgado hoje.

Agência LUSA /

A equipa médica que assiste a viúva do escritor Jorge Amado não avançou qualquer previsão de alta, mas Paloma Amado acredita que a sua mãe possa deixar o hospital até o final desta semana.

Zélia Gattai,90 anos, foi internada no dia 30 de Outubro com um quadro de edema pulmonar agudo, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca.

Em Julho último, a escritora esteve internada três dias devido a uma dor no peito e pressão arterial elevada.

Memorialista, romancista e fotógrafa, a paulistana Zélia Gattai Amado tomou posse em Maio de 2002 da cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), anteriormente ocupada pelo seu marido, que morreu em Agosto de 2001.

O livro de estreia da escritora, "Anarquistas, Graças a Deus", foi publicado em 1979 e teve mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil.

Outros títulos de Zélia Gattai são "Memorial do Amor", "Um Chapéu para Viagem", "Senhora Dona do Baile", "Um baiano romântico e sensual".


PUB