Escritores irlandeses vêm a Lisboa falar sobre as suas obras

Três nomes destacados das letras da Irlanda participam na próxima semana em Lisboa num Festival de Literatura destinado a dar a conhecer os autores daquele país e analisar a sua influência na cultura portuguesa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Derek Mahon,Jennifer Johnston e Enda Walsh em Lisboa para falar da sua obra DR

Para falarem das suas obras estarão neste Festival de Literatura Irlandesa o poeta Derek Mahon, a romancista Jennifer Johnston e o dramaturgo Enda Walsh, de quem os Artistas Unidos têm actualmente em cena, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa, a peça "Disco Pigs".

A iniciativa é da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em colaboração com a Casa Fernando Pessoa e com o apoio dos Artistas Unidos, da Culture Ireland (instituição que promove a representação dos escritores irlandeses no estrangeiro) e da Embaixada da Irlanda em Portugal.

A Professora Maria Helena Serôdio, presidente da comissão organizadora, disse à agência Lusa que o festival tem "o duplo objectivo de dar a conhecer autores irlandeses estudados em Portugal e reflectir sobre o modo como esses escritores têm intervindo na cultura portuguesa, nomeadamente através do teatro, com a publicação de textos, traduções e encenações de obras".

Para esta professora catedrática da FLUL, especialista em estudos de teatro e literatura inglesa, essa influência exerce-se "no modo de fazer teatro e na inspiração que podem trazer aos criadores".

Referiu, a propósito, um espectáculo montado recentemente no Teatro Maria Matos, "O Homem Almofada", de Martin McDonagh, que levou a pintora Paula Rego a dedicar-lhe um tríptico.

O Festival começa quarta-feira na Casa Fernando Pessoa, onde Derek Mahon lerá poemas seus, seis dos quais, traduzidos por Rui Carvalho Homem, serão lidos por Pedro Mexia, havendo depois um serão de música irlandesa por Teresa O`Donnell e David Greevy.

Na Faculdade de Letras decorrerá no dia seguinte um encontro com os autores irlandeses onde estes falarão sobre as suas obras e serão apresentadas comunicações por Nicholas Greene, professor de literatura inglesa no Trinity College de Dublin, e pelos portugueses Teresa Cabral (cuja tese de doutoramento foi sobre Jennifer Johnston), Rui Carvalho Homem, Paulo Eduardo carvalho e João Almeida Flor.

Nesse mesmo dia, à tarde, Enda Walsh falará com o encenador Jorge Silva Melo, dos Artistas Unidos, sobre a sua peça "Disco Pigs", numa iniciativa do Centro de Estudos de Teatro. Mais tarde assistirá ao espectáculo e terá no final uma conversa com os espectadores.

Finalmente, na sexta-feira, serão projectados os filmes "The Drawning" (1988), de Robert Knights, e "Disco Pigs" (2001), de Kirsten Sheridan, após o que haverá um debate com crítico de cinema Mário João Torres.

Estará também patente uma exposição de fotografias dos autores de teatro irlandeses mais representados em Portugal, entre os quais Samuel Beckett, John Millington Synge ou Frank McGuinness.

Segundo Maria Helena Serôdio, "nos últimos 20 anos aumentou exponencialmente a atenção dada em Portugal aos dramaturgos irlandeses, não só Beckett, mas também escritores mais recentes".

PUB