Escritores Margarida Botelho e António Mota nomeados para Prémio ALMA

por Lusa

A escritora e ilustradora Margarida Botelho e o escritor António Mota estão nomeados para o galardão sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2015, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

O vencedor do prémio sueco ALMA, no valor de mais de 500 mil euros, considerado o maior na área da literatura para a infância e juventude e na promoção da leitura, será anunciado em março de 2015, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.

Margarida Botelho, 35 anos, nascida em Almada, trabalha nas áreas de ilustração, literatura infantil e em projetos de educação artística, colaborando com vários serviços educativos de bibliotecas e museus, entre os quais o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Em 2005 publicou o primeiro livro, "Os Lugares de Maria" (Paulinas Editora") e, em 2006, "A Casa da Árvore", como edição de autor - ambos com história e ilustração da sua autoria. Em 2007, ilustrou o livro "Os quatro comandantes da cama voadora" de David Machado (Editorial Presença).

António Mota, 57 anos, nascido em Vilarelho, no distrito do Porto, autor de mais de 70 livros, muitos deles marcados pelo imaginário do mundo rural, já tinha sido nomeado para os Prémios ALMA 2014.

"O rapaz de Louredo", prémio Associação Portuguesa de Escritores em 1983, "Pedro Alecrim" e "Se eu fosse muito magrinho", ambos Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1990 e 2004, são alguns dos títulos escritos por António Mota, autor com grande parte da obra no Plano Nacional de Leitura.

O prémio ALMA, criado em honra da escritora sueca Astrid Lindgren, distingue escritores, ilustradores, organismos e pessoas que se dediquem ao livro e a leitura.

Todos os anos a organização recebe candidaturas de vários países, tendo já estado nomeados anteriormente - de Portugal - além de António Mota, a escritora Alice Vieira, a editora Planeta Tangerina, o Bibliomóvel, de Proença-a-Nova, e o projeto Palavras Andarilhas.

Em diferentes edições do ALMA, foram distinguidos os autores Barbro Lindgren (este ano), Isol, Maurice Sendak, Philip Pullman, Shaun Tan, Kitty Crowther, bem como o Banco do Livro da Venezuela e o Tamer Institute, da Palestina.

Tópicos
pub