Escultora portuguesa Leonor Antunes expõe em Turim

| Cultura

A escultora Leonor Antunes tem patente em Turim uma exposição com trabalhos "de leitmotiv pós-dadaísta, que revisita valências poeticamente cripto-conceptuais no âmbito de uma elegante e delicada estética neo-deco", escreve online o jornal La Stampa.

Nascida em 1972 em Lisboa, em cuja faculdade de Belas Artes se formou em escultura em 1972, Leonor Antunes vive e trabalha actualmente em Berlim.

Patente na galeria Barriera até ao dia 19, o novo conjunto de obras da artista integra sete instalações inspiradas no trabalho de Carlo Mollino, arquitecto e fotógrafo de quem se celebrou há três anos o cententário do nascimento.

No texto de uma exposição que a artista apresentou em Serralves em Outubro de 2006, comissariada por João Fernandes e Ricardo Nicolau, lê-se que Leonor Antunes "tem vindo a construir um dos percursos mais coerentes e idiossincráticos da recente arte portuguesa, pensando a escultura como um catalisador da relação do espectador com espaços particulares".

"O seu processo de trabalho - escrevem os dois comissários - parte invariavelmente de uma observação metódica de sítios, em que o caminhar ganha um protagonismo fundamental - segundo a artista, `andar é uma das primeiras formas de conhecimento do espaço`".

Por isso - explicam - as suas obras abdicam de um ponto fixo de observação, levando-nos também a nós a caminhar. A artista garante assim, e numa experiência que para o espectador é sempre em tempo-presente - não vê se não andar -, um confronto inédito dos corpos com a área que ocupa".

RMM.


A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.