Escultura de Rui Chafes "Sou como tu" é inaugurada terça-feira na Avenida da Liberdade
Lisboa, 31 Mar (Lusa) - A escultura "Sou como tu", de Rui Chafes, vai ser inaugurada terça-feira na Avenida da Liberdade e doada à Câmara Municipal de Lisboa pela Fundação de José Miguel Júdice e Associados no âmbito dos 40 anos da sociedade de advogados PLMJ.
A obra de arte pública de grandes dimensões (seis metros de altura) instalada frente ao Edifício Eurolex será inaugurada numa sessão prevista para as 18:00, com a presença do presidente da autarquia, António Costa.
Emergindo do solo, a escultura integra-se na área ajardinada, e lembra, segundo o artista, "uma coluna de fumo, evocando uma imagem de leveza" que visa proporcionar "um lugar de paz e silêncio" no meio do constante movimento da capital.
Para o escultor, nascido em Lisboa, em 1966, "a escultura em geral, e a escultura pública em particular, reportam-se à dimensão espiritual da humanidade. Assim, cumpre a função de elevar as pessoas".
A sociedade de advogados PLMJ (A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados) criou a Fundação PLMJ em 2001, e faz exposições no país desde 2005, nomeadamente em Lisboa e em Coimbra, e este ano deverá abrir, em meados de Maio, uma galeria própria em Lisboa para mostrar regularmente ao público um acervo com cerca de um milhar de obras.
A colecção de arte contemporânea portuguesa da Fundação PLMJ é constituída por pintura, desenho, escultura, vídeo, e tem ainda um grande peso do suporte fotográfico, "com cerca de quinhentas obras. Nesta área, as aquisições tiveram um papel pioneiro em Portugal", sublinhou recentemente à Lusa o comissário da entidade, Miguel Amado.
Ângela Ferreira, António Olaio, Carlos Roque, Daniel Blaufuks, Fernanda Fragateiro, Francisco Tropa, Rigo 23, Rosa Almeida, Vasco Araújo, Leonor Antunes, Luisa Cunha, Joana Vasconcelos, João Fonte Santa, João Louro, João Onofre, Jorge Queiroz, Julião Sarmento, Nuno Cera, e Manuel Botelho são alguns dos artistas portugueses representados na colecção da Fundação PLMJ.
Nesta galeria própria, que ficará instalada num espaço com cem metros quadros numa rua paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa, também terá um programa de outros eventos culturais, como o lançamento de livros.
AG.
Lusa/Fim