Espectáculo de Cristina Moura abre programação do Teatro Viriato
O espectáculo de dança "Homens", de Cristina Moura, abre sexta-feira a programação do próximo trimestre do Teatro Viriato, de Viseu, mostrando um trabalho onde a coreógrafa brasileira dirige pela primeira vez um elenco exclusivamente masculino.
Em palco estarão quatro homens - Renato Linhares, Thiago Granato, Felipe Rocha e Horácio Macuacua - que darão corpo a várias personagens, nomeadamente um actor, um músico e um malabarista.
Numa nota de imprensa, o Teatro Viriato promete "quatro intérpretes, quatro trajectórias, muitas histórias".
"No palco uma cortina de fios brilhantes - uma festa que acabou. Objectos na parede como a memória que não se quer dissipar. Uma câmara que projecta ao vivo como um confessionário digital e/ou um interlocutor", descreve.
O espectáculo, que em Novembro de 2005 esteve em Estrasburgo e Paris, chega a Viseu depois de ter passado pelo Espaço do Tempo (Évora), pelo Centro Cultural de Belém (Lisboa) e pelo Centro de Artes Performativas do Algarve (Faro), no âmbito de uma programação conjunta das quatro instituições.
Trata-se de um regresso da bailarina e coreógrafa brasileira a Viseu, onde, em Maio de 2004, interpretou o solo "Like an Idiot".
Cristina Moura estudou ballet clássico e dança contemporânea, tendo, a partir de 1984, trabalhado como bailarina profissional com várias companhias no Brasil e na Europa e feito digressões na Europa e na América.