"Espelho Mágico", de Manuel de Oliveira, ganha prémio em Huelva

O filme "Espelho Mágico", de Manoel de Oliveira, foi galardoado na 31ª edição do Festival de Cine Iberoamericano de Huelva com o prémio Colón de Plata para Melhor Fotografia, disse hoje fonte da Filbox, empresa produtora.

Agência LUSA /

O director de fotografia é o suíço Renato Berta, nascido em 1945, que tem no seu currículo 94 filmes, entre os quais quatro de Manoel de Oliveira - "Viagem ao Princípio do Mundo" (1997), "Inquietude" (1998), "Palavra e Utopia" (2000) e "O Princípio da Incerteza" (2002).

Roberto Berta trabalhou durante os últimos 25 anos com alguns dos mais significativos realizadores do cinema europeu, como Jean-Luc Godard, Eric Rohmer, André Téchiné, Jacques Rivette, Louis Malle, Claude Berri, André Resnais e Claude Chabrol, entre outros.

Em declarações à Agência Lusa, José Miguel Cadilhe, da Filbox, considerou que o galardão premeia, além de Renato Berta, o realizador Manoel de Oliveira.

"Premeia também a Tobis Portuguesa e toda a equipa, câmaras e maquinistas e é para mim uma grande honra e estímulo ver a minha primeira produção galardoada", acrescentou.

PUB