Esperanza Spalding actua pela primeira vez em Portugal dia 01 de Fevereiro no CCB
Lisboa, 25 Jan (Lusa) - A contrabaixista e cantora Esperanza Spalding actua pela primeira vez em Portugal no dia 01 de Fevereiro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Esperanza, 23 anos, foi considerada pela revista Down Beat a contrabaixista acústica Revelação do ano passado.
Em Lisboa, Esperanza irá apresentar o seu álbum "Esperanza", no qual canta em português "Ponta de Areia" (Fernando Brant/ Milton Nascimento) e "Samba em Prelúdio" (Vinícius de Morais/Baden Powell).
Do álbum da artistas constam ainda temas em espanhol, designadamente "Body and soul", que toma o título "Cuerpo e alma", e "Espera", e, em inglês, "I know you know" ou "That`s true".
Com a música norte-americana estarão no palco de Belém Ricardo Vogt (viola), Leo Genovese (piano) e Otis Brown (bateria).
Esperanza Spalding, natural de Portland (Oregon), começou a tocar o violino aos cinco anos na Sociedade de Música de Câmara de Oregon e aos dez era já compositora do grupo.
O seu primeiro álbum, maioritariamente instrumental, "Junjo", surgiu em 2006. Para trás,, ficara a formação musical em Berklee College of Music, em Boston, onde ingressou aos 16 anos e integrou o quadro docente, tendo sido, aliás, a professora mais jovem da história desta universidade de música.
Tocou entretanto com nomes de referência como Patti Austen e Pat Metheny, entre outros, no âmbito da bolsa que ganhou da Boston Jazz Society.
"Esperanza", o seu novo álbum, editado no passado, é constituído por 12 temas, alguns dos quais inéditos.
NL.
Lusa/Fim