Espetáculo "Medo a Caminho" de Rui Catalão estreia-se hoje no Temps D´Images
Lisboa, 25 nov (Lusa) - O espetáculo "Medo a Caminho", de Rui Catalão, sobre o medo como a última fronteira a combater na sociedade, vai ter estreia absoluta hoje, na Latoaria, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps d`Images.
De acordo com a programação, o espetáculo, em estreia absoluta, tem criação e interpretação de Rui Catalão, e vai estar em palco até domingo, às 21:30.
Neste espetáculo, segundo um texto do criador, o foco dirige-se para o medo de si próprio e o medo no outro - "um inimigo que é o reflexo do nosso medo?" - levando a uma loucura coletiva de receios mútuos.
"E será que podemos aprender a sorrir e a conviver com medos reais, tal como aprendemos a rir dos medos que se revelaram infundados?", questiona ainda.
Rui Catalão recorda que, depois de vários acontecimentos na Europa, como a entrada na Comunidade Económica Europeia, o derrubar do muro de Berlim, "entretanto, no meio de percalços e conflitos vários, vivemos num mundo onde nunca houve uma relação tão dinâmica entre povos e territórios, nunca houve tantas pessoas a viverem acima do limiar de pobreza, nunca fomos tão saudáveis, com tanta esperança de vida, a viver em segurança e com tão poucos conflitos".
"Mas os factos parecem esbarrar contra outro muro: progressivamente, como um vírus que se alastra, as pessoas não se sentem mais seguras. Temem pelo futuro, temem pela guerra, temem pela sua vida, pela sua segurança, pelo seu trabalho, pelos seus padrões de vida, pelo ambiente. (...) Têm medo e querem erguer novos muros que as protejam do que temem", acrescenta, sobre o conteúdo do espetáculo.
"Medo a Caminho" é um dos espetáculos em estreia absoluta inserido no Festival Temps d`Images 2016, que está a decorrer até 10 de dezembro em dez espaços culturais da capital.