Estágio de Commedia dell`Arte esgotado antes do início de Festival
As inscrições para o estágio de "Commedia dell`Arte" orientado por Ferruccio Soleri, o arlequim do Piccolo Teatro de Milão, no âmbito do Festival Internacional de Máscaras e Comediantes, em Lisboa, esgotaram há dez dias.
O actor Filipe Crawford, um dos organizadores do Festival, que começa no próximo dia 21, afirmou hoje à Lusa que este facto "mostra o crescente interesse por esta arte tradicional e a mais antiga de fazer teatro".
Além do estágio, o Festival prevê a realização de nove espectáculos no Castelo de S. Jorge, três conferências e uma exposição de máscaras de couro de Renzo Antonello.
As conferências, duas de Antonello e uma de Crawfort, assim como a exposição de 60 máscaras contemporâneas, decorrerão no Museu da Marioneta, no Convento das Bernardas, na Madragoa.
Crawfort afirmou que "face ao crescente interesse neste tipo de teatro, o público do Festival, que vai na sua quinta edição, tem crescido e fideliza-se".
O actor espera uma média de 150 pessoas por cada espectáculo, isto é, um total de mil pessoas, não contabilizando quem visitará a exposição e irá às palestras.
O festival europeu "insere-se no movimento europeu de recuperação da `commedia dell`arte`, do teatro popular e da técnica de máscara".
Além da máscara e da "commedia dell`arte" os espectáculos podem juntar várias artes e técnicas "desde que resulte em teatro popular ou utilize as técnicas da máscara ou da comédia".
Por exemplo, dia 02 de Setembro, os belgas da "Compagnie pour Rire" apresentam "Les gitanes" onde à máscara juntam a arte circense, a dança e a música".
O Festival decorre de 21 de Agosto a 09 de Setembro, e ao lado das companhias portuguesas, como as Filipe Crawford Produções, actuam três companhias estrangeiras e uma luso-galaica.
"O Santo jogral Francisco", de Crawford, abre o ciclo de espectáculos dia 24.
Dia 31 esta companhia volta a cena para apresentar "As aventuras de João Padrão à descoberta da América" e dia 07 de Setembro encena "A história do tigre".
Outros portugueses seleccionados são os do Teatro Este, que apresentam "Pax Romana" dia 01 de Setembro, e o Teatro Instável, do actor André Gago, que encena "A gargalhada de Yorrick" a partir da peça "Hamlet" de Shakespeare.
O Peripécia Teatro (luso-galaico) apresenta "Ibéria" dia 25 de Setembro .
Além da companhia belga, as outras duas companhias europeias são a Opha boom, de Inglaterra - "apontada pela crítica como os Simpsons britânicos" - e a italiana Santibriganti.
A peça italiana, que será apresentada dia 26, intitula-se "La commedia della pazzia", onde na abertura, da saia da protagonista "nascem outros personagens da `commedia dell`arte e a sua própria saia se torna o cenário da peça", explicou Crawford.
A Ophabom encerra o festival dia 09 de Setembro com "Casanova".
O V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes que começa dia 21 de Agosto propõe nove espectáculos, três confer^ªenciasespera mil espectadores p ara os seus nove espectáculos De 21 de Agosto a 10 de Setembro, a V edição do Fe stival Internacional de Máscaras e Comediantes volta a realizar-se no Castelo de S. Jorge e no Museu da Marioneta. O Festival, organizado pela Filipe Crawford - Produções Teatrais em colaboração com a EGEAC - Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, promete trazer a Lisboa o melhor da Commedia d ell`Arte.
A partir de 21 de Agosto, sobem ao palco do Castelejo, no Castelo de S.
Jorge, três Companhias europeias, oriundas de Itália, Bélgica e Grã-Bretanha. A companhia italiana Santibriganti apresenta um espectáculo a partir de um canova ccio que utiliza a máscara e a improvisação como linguagem e meio. A Compagnie p our Rire, da Bélgica, dedica o seu espectáculo ao universo cigano, aliando o tea tro à música. Finalmente, a Ophaboom, da Grã-Bretanha, exibe uma revisitação cóm ica à história do sedutor Casanova.
No Castelo de S. Jorge, dia 25 de Agosto, vai assistir-se à peça "Ibéri a", da Companhia Peripécia Teatro, sobre uma hilariante viagem através da histór ia da Península Ibérica. No dia 1 de Setembro, a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, apresenta "Pax Romana", que assenta em princípios básicos da Commedia dell`Arte, com os gestos e a pantomima como veículos principais de comunicação.
"A Gargalhada de Yorick", do Teatro Instável é uma adaptação de "Hamlet" com do is actores, André Gago e Joaquim Nicolau, que vai estar em cena a 8 de Setembro.
Ao longo deste Festival Internacional poderá assistir-se também a três adaptaçõ es de Dario Fo - "O Santo Jogral Francisco" (24 de Agosto), "As Aventuras de Joã o Padão à Descoberta da América" (31 de Agosto) e "A História do Tigre" (7 de Se tembro), todas as três com interpretação de Filipe Crawford.
Para além dos espectáculos no castelo de S. Jorge, o Museu da Marioneta , no Convento das Bernardas, em Santos, será o espaço de desenvolvimento do prog rama de formação do Festival, acolhendo um estágio de Commedia dell`Arte para ac tores, ministrado por Ferruccio Soleri (de 21 de Agosto a 1 de Setembro), e três conferências.