Estreia de "A Mais Velha Profissão" visa recolher donativos para O Ninho

A peça "A Mais Velha Profissão", de Paula Vogel, com encenação de Fernanda Lapa, estreia quinta-feira no Teatro Nacional D. Maria II, numa sessão especial que visa recolher donativos para a associação "O Ninho".

Agência LUSA /

Resultando de uma co-produção com a companhia teatral Escola de Mulheres, esta peça é uma das cinco novas criações inseridas na temporada do Teatro Nacional D. Maria II de 2005/06, e terá a colaboração de António Lagarto no desenho de cenários e figurinos.

A peça aborda a temática da condição da mulher nos anos 80 nos Estados Unidos, focando a vida de cinco prostitutas, razão pela qual a direcção do teatro sugeriu aos espectadores que, no dia da estreia, façam uma doação de 25 euros à associação não governamental de apoio às mulheres vítimas de prostituição "O Ninho".

O elenco de "A Mais Velha Profissão" conta com actrizes como Glória de Matos, Lia Gama, Maria José, Lurdes Norberto e Fernanda Montemor.

A acção da peça desenrola-se num banco de jardim na Verdi Square, Broadway, em Nova Iorque, em 1981, pouco depois da eleição de Ronald Reagan para presidente dos Estados Unidos da América.

As cinco personagens são prostitutas em final de carreira, a mais nova das quais tem já 72 anos.

Mae é a "madame" e Úrsula, Lillian, Vera e Edna as "meninas" que para ela trabalham.

Enquanto esperam os seus clientes, relembram os seus primeiros tempos em Nova Orleães, onde, segundo Mae, "a profissão era honesta", e lamentam a sua situação actual, em que os clientes habituais estão no hospital, sofrem de senilidade ou têm problemas com os filhos.

Paula Vogel, Prémio Pulitzer, utiliza as suas personagens para polemizar sobre a situação económica da mulher numa sociedade predominantemente masculina.

"A Mais Velha Profissão", com tradução de Pedro Cavaleiro e Graça Correia, tem direcção musical de Jeff Cohen, desenho de luz de Nuno Meira e voz e locução de Luís Madureira.

No sábado, 31 de Dezembro, o D.Maria II organiza uma passagem de ano no teatro com um espectáculo seguido de ceia no Salão Nobre, onde haverá música ao vivo.

AG.

Lusa/Fim


PUB