Europarque com 4000 fotógrafos de 25 países para conhecer os melhores do mundo
Santa Maria da Feira, Aveiro, 11 mar (Lusa) - O centro de congressos Europarque acolhe de sábado a quarta-feira quatro eventos internacionais de Fotografia, reunindo mais de 4000 profissionais de 25 países para revelação dos prémios da World Photographic Cup e eleição do Fotógrafo Europeu do Ano.
Santa Maria da Feira recebe assim "o maior evento nacional de fotografia profissional", como defende o vice-presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), depois de ter atraído para o país dois projetos de impacto internacional e os conciliar com duas outras iniciativas já com tradição em Portugal.
"Vai ser um momento único para os profissionais de fotografia e vídeo", garante Jerónimo Coelho à Lusa.
"Por um lado temos o 20.º seminário da APPImagem, em que 400 participantes recebem formação em diversas áreas por oradores nacionais e estrangeiros, e ainda a ExpoFoto, que é o maior salão nacional para profissionais do setor. Por outro lado, este ano também conseguimos trazer para cá o evento em que a FEP [Federação dos Fotógrafos Europeus] elege o Fotógrafo Europeu do Ano e recebemos ainda a World Photographic Cup, que distingue o país com a melhor seleção de fotógrafos", explica.
É quanto a essas duas últimas iniciativas que o organizador do evento tem maiores expectativas. No caso do Fotógrafo Europeu do Ano, isso deve-se ao facto de estarem a concurso 2000 fotografias assinadas por 400 autores, sendo que entre as 100 imagens finalistas se incluem as de oito portugueses: Edgar Raphael, na categoria Moda; André Boto e Fernando Branquinho, na de Ilustração; Jorge Bacelar e Rui Caria, na de Reportagem/Fotojornalismo; e Miguel Rolo, Nuno Teixeira e Silva Pinto, na de Casamento.
Em cada uma das 10 modalidades em disputa haverá um vencedor e, entre esses, o júri selecionará no domingo o Fotógrafo Europeu de 2016 - título que, em 2015, coube ao português Diogo Freitas, especialista em Ilustração.
Já quanto à World Photographic Cup (expressão traduzível como "Taça Mundial de Fotografia"), Jerónimo Coelho anuncia a decisão para segunda-feira e começa por explicar: "A competição envolve 27 federações nacionais de quatro continentes e cada um desses países pode concorrer com três fotógrafos a cada uma das seis categorias a concurso. Depois são selecionados os melhores profissionais de cada categoria e o país com mais vencedores ganha o prémio de `Melhor Seleção`".
Esse concurso tem este ano apenas a terceira edição, mas na sua estreia em 2014 a equipa portuguesa classificou-se em terceiro lugar e, em 2015, subiu ao segundo. "É por isso que, este ano, Portugal tem que ganhar", proclama o vice-presidente da APPIMagem.
Quanto ao seminário da APPImagem, irá decorrer de domingo a quarta-feira e integra dezenas de palestras e workshops por oradores de diferentes países.
O 11.º salão ExpoFoto, por sua vez, apresentará de sábado a terça-feira as mais atuais tendências do setor, contando para isso com cerca de 50 expositores de 26 países, entre os quais os das principais marcas mundiais de equipamento fotográfico.