Europarque com 4000 fotógrafos de 25 países para conhecer os melhores do mundo

Santa Maria da Feira, Aveiro, 11 mar (Lusa) - O centro de congressos Europarque acolhe de sábado a quarta-feira quatro eventos internacionais de Fotografia, reunindo mais de 4000 profissionais de 25 países para revelação dos prémios da World Photographic Cup e eleição do Fotógrafo Europeu do Ano.

Lusa /

Santa Maria da Feira recebe assim "o maior evento nacional de fotografia profissional", como defende o vice-presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), depois de ter atraído para o país dois projetos de impacto internacional e os conciliar com duas outras iniciativas já com tradição em Portugal.

"Vai ser um momento único para os profissionais de fotografia e vídeo", garante Jerónimo Coelho à Lusa.

"Por um lado temos o 20.º seminário da APPImagem, em que 400 participantes recebem formação em diversas áreas por oradores nacionais e estrangeiros, e ainda a ExpoFoto, que é o maior salão nacional para profissionais do setor. Por outro lado, este ano também conseguimos trazer para cá o evento em que a FEP [Federação dos Fotógrafos Europeus] elege o Fotógrafo Europeu do Ano e recebemos ainda a World Photographic Cup, que distingue o país com a melhor seleção de fotógrafos", explica.

É quanto a essas duas últimas iniciativas que o organizador do evento tem maiores expectativas. No caso do Fotógrafo Europeu do Ano, isso deve-se ao facto de estarem a concurso 2000 fotografias assinadas por 400 autores, sendo que entre as 100 imagens finalistas se incluem as de oito portugueses: Edgar Raphael, na categoria Moda; André Boto e Fernando Branquinho, na de Ilustração; Jorge Bacelar e Rui Caria, na de Reportagem/Fotojornalismo; e Miguel Rolo, Nuno Teixeira e Silva Pinto, na de Casamento.

Em cada uma das 10 modalidades em disputa haverá um vencedor e, entre esses, o júri selecionará no domingo o Fotógrafo Europeu de 2016 - título que, em 2015, coube ao português Diogo Freitas, especialista em Ilustração.

Já quanto à World Photographic Cup (expressão traduzível como "Taça Mundial de Fotografia"), Jerónimo Coelho anuncia a decisão para segunda-feira e começa por explicar: "A competição envolve 27 federações nacionais de quatro continentes e cada um desses países pode concorrer com três fotógrafos a cada uma das seis categorias a concurso. Depois são selecionados os melhores profissionais de cada categoria e o país com mais vencedores ganha o prémio de `Melhor Seleção`".

Esse concurso tem este ano apenas a terceira edição, mas na sua estreia em 2014 a equipa portuguesa classificou-se em terceiro lugar e, em 2015, subiu ao segundo. "É por isso que, este ano, Portugal tem que ganhar", proclama o vice-presidente da APPIMagem.

Quanto ao seminário da APPImagem, irá decorrer de domingo a quarta-feira e integra dezenas de palestras e workshops por oradores de diferentes países.

O 11.º salão ExpoFoto, por sua vez, apresentará de sábado a terça-feira as mais atuais tendências do setor, contando para isso com cerca de 50 expositores de 26 países, entre os quais os das principais marcas mundiais de equipamento fotográfico.

Tópicos
PUB