Eurovision desclassifica canção da Geórgia que troçava de Putin
Moscovo, 10 Mar (Lusa) - A Eurovisão desqualificou a canção que representava a Geórgia no 54.º Festival Eurovisão da Canção e que troçava publicamente do primeiro-ministro russo Vladimir Putin, devido à sua mensagem política, anunciaram hoje os organizadores.
"A Sociedade Europeia de Difusão (EBU) oficialmente informou a GPB (televisão da Geórgia) que a letra da sua canção não estava conforme com os regulamentos de modo a poder concorrer ao 54º Festival Eurovisão da Canção", precisam os organizadores em comunicado.
A canção, intitulada "We don`t want put in", joga com a ortografia inglesa e o apelido do actual primeiro-ministro russo e ainda a forma verbal "to put in" ("meter em").
Um grupo de especialistas que supervisiona o concurso, que acontecerá em meados de Maio na capital russa, afirmou que "não há qualquer lirismo, nem discurso, nem a gesticulação de um político deverá ser tolerada", lê-se no mesmo comunicado.
A Geórgia tem até segunda-feira para mudar a letra ou escolher outra canção.
Esta canção foi escolhida pela Geórgia depois de projectar boicotar o concurso na sequência da curta guerra em Agosto com a Rússia.
A televisão pública georgiana que escolhe o representante no palco da Eurovisão recusou-se a fazer qualquer comentário, limitando-se a afirmar que tinha já conhecimento oficial da decisão.