Évora avança com projecto de restauro de fontes e chafarizes

Os chafarizes, fontes e bicas de Évora, monumentos de diferentes épocas e origens que marcaram o abastecimento de água à cidade, vão ser restaurados num projecto do município, lançado hoje, Dia das Cidades Património Mundial.

Agência LUSA /

A efeméride foi assinalada com uma sessão comemorativa nos Paços do Concelho de Évora, cujo centro histórico foi classificado há quase 19 anos como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Numa época de seca, como a que Portugal atravessa, o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, destacou o valor simbólico das fontes, chafarizes e bicas que desempenharam um importante papel no abastecimento de água potável às populações da cidade antiga.

"Hoje, já não cumprem esse importante papel, mas são elementos patrimoniais e simbólicos de significativo interesse", acentuou José Ernesto Oliveira, reiterando o empenho do município em "acrescentar património ao património herdado".

O projecto de recuperação e valorização dos chafarizes, fontes e bicas abrange um conjunto de 17 monumentos num investimento de 250 mil euros, devendo ficar concluído dentro de dois meses.

Além da sua recuperação física, os cinco chafarizes e as 12 fontes de ferro e pequenas bicas, espalhadas pela cidade, vão voltar a ser dotados de água corrente e a maioria vai ser valorizada através de iluminação.

No decorrer da sessão, José Ernesto Oliveira anunciou ainda o lançamento de outros projectos de valorização patrimonial, como a recuperação de ermidas e capelas e de pontes e caminhos medievais e romanos.

O Dia da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) foi também assinalado com o hastear da bandeira do organismo na varanda do edifício dos Paços do Concelho.

A OCPM congrega 208 cidades dos 788 sítios, distribuídos por 134 países, que compõem a lista de Património Mundial da UNESCO.

Portugal tem 13 sítios classificados e, além de Évora, fazem parte da lista as cidades de Angra do Heroísmo, Porto, Sintra e Guimarães.

As cidades filiadas na organização mundial albergam cerca de 125 milhões de habitantes.

Além do projecto de ligar todas as cidades filiadas através da Internet, a OCPM, fundada em 1993 com a participação de Évora, pretende também criar um banco de dados sobre as cidades históricas, espalhadas por todos os continentes.

Detentor de um rico património histórico e monumental, em que são conhecidos o templo romano, as muralhas, o aqueduto e a Catedral, o centro histórico de Évora foi distinguido pela UNESCO a 25 de Novembro de 1986.

PUB