Évora reforça cooperação com cidade francesa de Chartres

Cinema, exposições, gastronomia, conferências, música e canto marcam a Semana Cultural da cidade de Chartres (França) que começa hoje em Évora, na sequência da geminação entre as cidades inscritas na lista de Património Mundial da UNESCO.

Agência LUSA /
Évora DR

A iniciativa, a decorrer até 15 de Maio, vai permitir aos eborenses conhecer as principais manifestações culturais daquela cidade francesa, incluindo a gastronómica, com a confecção de jantares pelo chefe Laurent Clément, de Chartres.

Entre as exposições que vão ser apresentadas conta-se "O Trabalho de uma Vida", de Gabriel Loire, que traça o itinerário de um artista que passou mais de setenta anos à sombra da Catedral de Chartres.

A acompanhar a semana cultural vai estar uma delegação de Chartres, chefiada por Jean-Pierre Gorges, presidente do município francês.

Assinada em 2003, a geminação entre Évora e Chartres visa a aproximação das duas cidades Património da Humanidade, envolvendo a cooperação cultural e artística e a influência dessa cooperação nas relações empresariais e comerciais, bem como na valorização da oferta turística.

Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, a cooperação internacional entre Évora e Chartres tem "beneficiado o tecido empresarial e turístico da cidade alentejana".

"A geminação (entre as duas cidades) é um acto que permite abrir janelas de oportunidade, nomeadamente para empresários e agentes culturais", frisou o autarca, considerando positivo o balanço da cooperação ao longo dos dois últimos anos.

Na sequência de visitas de empresas a ambas as cidades, decorrem também "alguns contactos no sentido da celebração de eventuais contratos", adiantou.

Chartres é a quarta cidade geminada com Évora, depois de Suzdal (Rússia), Ilha de Moçambique e Angra do Heroísmo, todas classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade.

"A geminação com Chartres surgiu na sequência da cooperação de Évora com cidades que apresentem afinidades aos níveis cultural, patrimonial e económico", justificou o autarca alentejano.

Inserida na mesma estratégia, segundo José Ernesto Oliveira, está a geminação de Évora com a cidade italiana de Ravena, também Património Mundial, devendo o respectivo protocolo ser concretizado este ano.

Localizada a 88 quilómetros de Paris, a cidade de Chartres, com cerca de 42 mil habitantes, reúne uma comunidade portuguesa de quase cinco mil pessoas.

A cidade, famosa pelos vitrais das suas igrejas, medievais e contemporâneos, possui uma importante galeria de vitrais e um Centro Internacional do Vitral, que contribuiu para preservar e desenvolver esta arte desde o início do século XII até à actualidade.

PUB