Ex-cientista e dramaturgo Carl Djerassi assiste à peça "Oxigénio"

O ex-cientista e dramaturgo norte- americano Carl Djerassi, inventor da pílula anticoncepcional feminina, vai deslocar-se terça-feira ao Teatro do Campo Alegre, no Porto, para assistir à representação da peça "Oxigénio", de que é co-autor.

Agência LUSA /

A peça, de cariz científico e pedagógico, escrita por Carl Djerassi e por Roald Hoffmann, vencedor do Prémio Nobel da Química em 1981, é encenada pela companhia Seiva Trupe e vai estar em palco até ao final do mês.

"Oxigénio" gira em torno do controverso processo de descoberta científica deste elemento químico na segunda metade do século XVIII, e debate a importância de se ser o primeiro a descobrir algo - problema que se coloca em vários campos do conhecimento.

O texto de Djerassi, que há alguns anos trocou a ciência pela dramaturgia, foi recentemente publicado em português pelas edições da Universidade do Porto.

Aproveitando a deslocação do investigador ao Teatro do Campo Alegre, terá também lugar na terça-feira a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso sobre o tema Oxigénio, promovido pela Universidade do Porto como actividade paralela ao espectáculo teatral.

A peça agora encenada pela companhia Seiva Trupe não é a primeira de Carl Djerassi a ser apresentada em Portugal, país com o qual o ex-cientista e dramaturgo estabeleceu vários laços nas áreas do teatro e da literatura.

Entre Abril e Maio de 2004, a peça "Esse Espermatozóide é Meu", em que Djerassi aborda diversas questões em torno das novas técnicas de reprodução, foi representada no Teatro da Trindade, em Lisboa, por um elenco luso-brasileiro.

A história, uma comédia que pretendia suscitar também a reflexão, começa quando uma cientista que deseja ser mãe experimenta em si própria a microinjecção, uma técnica de fertilização por injecção directa de um único espermatozóide.

Também em Abril de 2004, Carl Djerassi teve a sua peça "Three on a Couch" - que tem por ponto de partida Fernando Pessoa e os seus heterónimos - em cena no King`s Head Theatre, em Londres, depois de ter estado num palco alemão com o título "Ego".

Em declarações à agência Lusa à data da estreia no Trindade, o ex-cientista afirmou-se fascinado com "os heterónimos de Fernando Pessoa e a forma como ele construía as suas personalidades", tendo escrito "Three on a Couch" para abordar a alegada "insegurança produtiva" de que Fernando Pessoa terá padecido.

Carl Djerassi abandonou a carreira de cientista há cerca de 25 anos, para se dedicar à dramaturgia por ter sido um "espectador assíduo de teatro e de ópera" e por se "irritar com o facto de o teatro nunca abordar a Ciência".

PUB