Exames NEWL de português nos Estados Unidos com maior número de inscritos de sempre

por Lusa

O exame `online` de português nos Estados Unidos no âmbito do National Examinations in World Languages (NEWL) teve este ano o maior número de inscritos, 345 pessoas, considerado "um sucesso" pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

"A despeito das restrições e constrangimentos decorrentes da atual situação de pandemia e do facto de muitas escolas se encontrarem em regime de ensino híbrido ou à distância, registaram-se 345 inscrições, a nível nacional (o maio número de sempre)", lê-se num comunicado da Coordenação do Ensino do Português nos Estados Unidos (CEPE-EUA) enviado à Lusa sobre o exame NEWL.

De 345 inscrições, 279 chegaram à fase final ou `main exam`, nos dias 03, 17 ou 25 de maio, oriundos de 29 escolas em 13 estados norte-americanos.

Os NEWL são exames realizados através do computador, para ler, escrever, ouvir e gravar respostas faladas, para que sejam avaliados conhecimentos em português, árabe, coreano ou russo e destinam-se a estudantes a partir do 9.º ano de escolaridade, ou com idades a partir dos 14 anos.

Os exames NEWL são aceites como créditos para candidaturas ao ensino superior nos EUA e representam uma certificação dos conhecimentos linguísticos de português como vantagem para entradas em algumas universidades.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, declarou à Lusa, nos Estados Unidos, que o ensino de português naquele país "é um caso de sucesso", sendo que perto de 90% dos 20 mil estudantes de português são de escolas públicas.

Segundo dados do CEPE-EUA, no presente ano letivo contam-se 20 mil alunos de português e 386 professores, em 189 escolas em todos os Estados Unidos.

São números que estão em constante crescimento, acrescentou Berta Nunes.

O facto de a esmagadora maioria dos estudantes de português estarem em escolas públicas representa um ponto positivo, destacou a secretária de Estado, "porque aumenta a notoriedade da língua" e alarga a promoção do português nos Estados Unidos.

A boa integração da comunidade portuguesa na população norte-americana e a representação dos interesses comunitários em determinadas instituições de governação ou educação foram dos fatores referidos pela secretária de Estado para explicar o sucesso, a par de um esforço reconhecido dos lusodescendentes eleitos para cargos públicos ou políticos.

"Depois, temos aqui uma coisa muito importante, o facto de o exame nacional NEWL dar créditos para o acesso ao ensino superior", considerou ainda a secretária de Estado.

Um dos dados a destacar sobre a última edição dos exames NEWL é que 130 estudantes, quase metade dos que procederam ao exame final de conhecimentos da língua, são da Direção Escolar do estado do Utah, onde existem 18 escolas que incluem português no currículo.

Para o caso de Utah foi preponderante um memorando de entendimento com o Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e, segundo Berta Nunes, o trabalho da embaixada e do coordenador do CEPE nos Estados Unidos, João Caixinha.

"Há um trabalho de embaixada e um trabalho de coordenação que tem sido muito importante" em encontrar "oportunidades para o português ser oferecido em mais locais, inclusivamente em locais onde nem sequer há comunidade portuguesa, como no Utah", disse Berta Nunes à Lusa.

Segundo o comunicado do CEPE, 109 dos que realizaram o exame NEWL são lusodescendentes beneficiários de apoio financeiro no quadro de um memorando de entendimento entre o instituto Camões, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o American Council for International Education.

 

EYL // VM

Lusa/Fim

Tópicos
pub