Experimenta arranca hoje com inauguração do "Louging Space" e conferência do bispo Manuel Clemente
Lisboa, 28 set (Lusa) - A bienal Experimenta Design (EXD) arranca hoje em Lisboa com a inauguração do "Lounging Space", no antigo Tribunal da Boa Hora, e uma conferência com o bispo Manuel Clemente, no Cinema São Jorge.
Até 27 de novembro, sob o tema "Useless" ["Inútil"], Lisboa passa a centro da discussão do design, com 126 iniciativas, repartidas por 49 espaços, entre exposições, conferências e intervenções urbanas de 164 participantes, oriundos de 18 países de quatro continentes.
O "Lounging Space" da EXD, no antigo Tribunal da Boa Hora, além de ter uma programação própria, irá acolher uma livraria, um café, uma bilheteira e grande parte do serviço educativo.
Na cerimónia de inauguração do espaço, que irá estar aberto de domingo a quinta-feira entre as 10:00 e as 22:00 e às sextas, sábados e vésperas de feriados até às 02:00, é lançado o livro "Useless -- The EXD`11 Reader", coletânea de ensaios sobre o tema da bienal de dois autores nacionais e três estrangeiros, com participações de Alice Rawsthorn, Jeffrey Shaw, Vasco Ferraz e François Roche, numa edição coordenada por Frederico Duarte e Max Bruinsma.
Do dia de arranque da EXD faz ainda parte a primeira das Conferências de Lisboa, que tem como orador o bispo do Porto Manuel Clemente, distinguido com o Prémio Pessoa em 2009. A conferência está marcada para as 16:00, no Cinema São Jorge.
Na 6.ª edição da EXD, uma das ideias da organização é que os visitantes deixem os carros em casa, para isso decidiu concentrar as iniciativas numa área geográfica que pode ser percorrida a pé.
Assim, com exceção da Fundação Calouste Gulbenkian, que recebe, a partir de domingo, a exposição e apresentação do projeto "Action for Age: Intergeracionalidade", todas as outras iniciativas decorrem nas zonas do Chiado, Baixa, Avenida da Liberdade, Amoreiras e Sé.