Exploradores descobriram navio afundado no Ártico há 200 anos

Exploradores canadianos descobriram um navio desaparecido no Ártico, há quase 200 anos. Dois navios de uma expedição ao Ártico foram vistos, pela última vez, em 1840. Um dos barcos, foi agora encontrado. As buscas começaram em 2008. O gelo e o clima dificultaram o trabalho dos investigadores .

RTP /
O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, qualificou como histórica a descoberta da localização dos restos de um dos dois navios expedicionários britânicos desaparecidos no Ártico em 1846,

"Este é verdadeiramente um momento histórico para o Canadá", disse Harper, sublinhando que "os navios de Franklin são uma parte importante da história do Canadá, já que as suas expedições, que tiveram lugar há quase 200 anos, lançaram as fundações da soberania do [Arquipélago] Ártico Canadiano".

A busca pelos navios HMS Erebus e HMS Terror, comandados pelo explorador britânico Sir John Franklin, envolveu seis grandes expedições desde 2008, que culminaram, no domingo, na confirmação da descoberta por um veículo subaquático controlado remotamente.

A informação reunida é suficiente para atestar a veracidade da descoberta, embora ainda esteja por esclarecer a qual dos navios pertencem os despojos encontrados.
PUB