Exposição "Arte Moderna em Portugal" mostra obras de 15 artistas portugueses em Badajoz

Lisboa, 11 Dez (Lusa) - Uma mostra de obras de 15 artistas portugueses representativos da primeira metade do século XX vai ser inaugurada quarta-feira no Museu de Bellas Artes de Badajoz, numa colaboração do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Intitulada "Arte Moderna em Portugal", a exposição está a fazer um périplo por Espanha, tendo começado em Salamanca (Caja Duero), em Setembro, seguiu em Novembro para Madrid (Fundación Carlos de Amberes), e deverá permanecer em Badajoz até 20 de Janeiro, indicou à Agência Lusa fonte do Museu do Chiado.

Com um total de 47 obras de pintura, escultura e desenho, a exposição pretende ser um olhar sobre o período entre 1910 e 1940, dividido em três núcleos, sendo o primeiro relativo ao experimentalismo, onde se destacam os artistas Christiano Cruz, Eduardo Viana e Amadeo de Souza-Cardoso.

Num segundo núcleo estão obras de grande referência como as oito de Almada Negreiros, e no terceiro exibem-se trajectórias individuais dos anos 30, culminando com peças do artista António Pedro, considerado um influente criador da arte nacional e um dos responsáveis pela introdução do surrealismo em Portugal.

Com curadoria de Maria de Jesus Ávila, a exposição "Arte Moderna em Portugal" inclui ainda obras dos artistas Abel Manta, António Soares, Bernardo Marques, Carlos Botelho, Dórdio Gomes, Guilherme Santa Rita, Maria Helena Vieira da Silva e Mário Eloy.

Composta a partir do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, e com algumas obras cedidas por entidades particulares, a exposição ilustra o papel histórico daqueles artistas durante este importante período artístico.

AG.

Lusa/Fim


PUB