Exposição de Maria Keil no auditório municipal Augusto Cabrita do Barreiro

Uma exposição retrospectiva da obra de Maria Keil vai ser inaugurada sábado, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), Barreiro, na presença do secretário de estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.

Agência LUSA /

"A Arte de Maria Keil" pretende apresentar a vasta obra desta artista nas áreas da ilustração, azulejaria e pintura.

Nascida em 1914, Maria Keil ilustrou mais de 30 obras, um grande número delas da autoria da escritora Matilde Rosa Araújo.

A artista ilustrou também obras para adultos de vários autores e textos seus, trabalhando ainda para a publicidade e a imprensa.

Na azulejaria, outra das áreas em que se notabilizou, projectou o revestimento das primeiras nove estações do Metropolitano de Lisboa e criou painéis para a Avenida Infante Santo, em Lisboa, para os escritórios da TAP em Paris e Nova Iorque, para a União Eléctrica Portuguesa e para o Aeroporto de Luanda, entre outros.

Esta mostra, organizada pela autarquia, vai estar patente ao público até 31 de Julho, de terça-feira a domingo, das 17:00 às 22:00.

Ainda no sábado será lançado o livro "A árvore que dava olhos", com ilustrações de Maria Keil e texto de João Paulo Cotrim.

PUB