Exposição de pintura de Carlos Dugos "excepcionalmente" nos Jerónimos

Lisboa, 17 Nov (Lusa) - O pintor Carlos Dugos inaugura quarta-feira, às 19:30, no Mosteiro dos Jerónimos uma exposição de pintura intitulada "Vieira - O Verbo e a Luz", no âmbito das Comemorações do IV centenário do nascimento do Padre António Vieira.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Normalmente, o Mosteiro dos Jerónimos não recebe este tipo de exposição mas no caso do Padre António Vieira caso abriu uma excepção e apresenta estes trabalhos de Carlos Dugos na Sala do Antigo Refeitório.

"O enquadramento [da exposição] no Mosteiro dos Jerónimos justifica-se naturalmente por ser este monumento símbolo maior da grandeza de Portugal e da sua projecção no Mundo", referiu uma fonte da organização, que considera ali viver "a memória da nacionalidade portuguesa", de que António Vieira é "um dos seus mais significativos obreiros".

A exposição sobre o jesuíta português, autor dos "Sermões" e "História do Futuro", foi encomendada a Carlos Dugos pela Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino.

Segundo o seu presidente, Manuel Cândido Pimentel, a exposição vive "do entendimento conceptual do discurso vieirino, que permite ainda hoje pensar universalmente a Portugalidade e querer mais e melhor Portugal".

A exposição realiza-se no âmbito do Congresso Internacional "Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo", que decorre a partir de terça-feira em Lisboa, reunindo mais de 100 especialistas de diversos países.

CMJ.

Lusa/Fim


PUB