Exposição do catalão Joan Brossa no Instituto Camões
Mostrar aos portugueses uma retrospectiva antológica da obra de Joan Brossa e dar a conhecer o percurso deste escritor catalão nos seus diferentes registos é o que se propõe a exposição a partir de hoje patente no Instituto Camões em Lisboa.
Cartazes, objectos, instalações, poemas visuais, livros e fotografias formam o acervo da mostra, intitulada "Joan Brossa - De Barcelona ao Novo Mundo".
Estes trabalhos estiveram antes em exposição no Brasil, Chile e e Argentina. Em Lisboa poderão ser vistos até ao dia 05 de Janeiro.
Numa nota à imprensa, o Instituto Camões refere que a exposição está "estruturada em quatro cenários: os encontros impossíveis, o compromisso político, o olhar essencial e a reflexão íntima", dando a ver, através do material em exibição, "o peculiar mundo brossiano".
Nascido em 1919 e falecido em 1998, Brossa é autor de uma poesia fortemente visual, marcada pelas artes plásticas.
Segundo o Instituto Camões, em Novembro e Dezembro, através de actividades paralelas à exposição, serão analisados "os paralelismos de Brossa com a arte e a literatura portuguesa" e dar-se-ão a conhecer, entre outros, os aspectos literários e teatrais da sua obra.
Organizam a exposição a Fundação Brossa de Barcelona, o Instituto Ramón Llul e o Instituto Camões.