Exposição reúne 300 obras de ilustradores de 17 países em S. João da Madeira

S. João da Madeira, 7 Fev (Lusa) - Exposição comissariada por Luís Mendonça - conhecido como ilustrador pelo pseudónimo Gémeo Luís - reúne na galeria dos Paços da Cultura, em S. João da Madeira, cerca de 300 obras de ilustradores de 17 países.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Patente ao público até 8 de Março, a exposição "Sonhos com Moldura" resulta de um convite apresentado ao ilustrador Luís Mendonça pelo pintor Victor Costa, director do Centro de Arte de S. João da Madeira.

"Já comissariei diversas mostras de ilustração no Centro de Arte e, quando me pediram para organizar esta exposição, aceitei o convite por achar que S. João da Madeira já tem um público habituado à ilustração, um público com mais sensibilidade para esta área", explica Luís Mendonça.

Foi também o ilustrador quem "desafiou" Eduardo Filipe e Ju Godinho, comissários da Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, a incluírem S. João da Madeira no roteiro das cidades que recebem a exposição sobre os autores seleccionados para a bienal.

Entre as cerca de 300 obras a apreciar agora nos Paços da Cultura, incluem-se muitas ilustrações já editadas em livro, mas também desenhos "que têm em si próprios o seu objectivo final" e ainda peças escultóricas relacionadas com a ilustração.

Luís Mendonça realça outro aspecto: "A exposição tem muitos trabalhos que podem ser discutidos e comentados entre pai e filho, ou entre avô e neto, para estimular que, por intermédio dos desenhos, as pessoas falem da experiência de livros lidos ou ouvidos".

Há também casos em que "se apresentam 10 ou 20 trabalhos do mesmo autor mas todos criados em diferentes épocas, o que permite, sobretudo aos alunos de Artes Plásticas, avaliar e evolução técnica do ilustrador".

A variedade de estilos presente na mostra é um dos seus aspectos mais atractivos, como Luís Mendonça refere ao afirmar: "Neste momento já há muitos comentários à exposição nos blogs da área e sei que em Lisboa, por exemplo, estão a formar pequenos grupos para virem visitar a exposição".

Levá-la a outras localidades, por enquanto, não está previsto: "Já tive vários convites para expor estes trabalhos mas ainda não houve a oportunidade certa".

Em S. João da Madeira, "Sonhos com Moldura" dá a conhecer diversos ilustradores de renome, inclusive aqueles que, para Luís Mendonça, demonstram que "a ilustração portuguesa é excelente, de um grau de excelência mundial". É o caso, entre outros, de André Letria, Cristina Valadas, João Vaz de Carvalho, Teresa Lima, Manuela Bacelar, Maria Keil e o próprio Gémeo Luís.

Entre os ilustradores de outros países, destacam-se: Alain Corbel e Bernard Jeunet (França); Arnal Ballester, Pepe Monserat e Pablo Amargo (Espanha); Amir Shabanipou e Morteza Zahedi (Irão); Chiara Carrer e Lina Nanni (Itália); Gabriel Pacheco (México); Harumi Kimura (Japão); Joanna Concejo (Polónia); Maurizio Quarello (República Checa); e Sonja Danowski (Alemanha).

AYC.

Lusa/Fim


PUB