Fotos: Arlinda Brandão- Antena 1
A Exposição Vita Prima - Santo António em Portugal mostra mais de 100 obras de arte do acervo do Museu de Lisboa, mas também cedidas por cerca de 30 entidades de todo o país.
Muitas das peças, grande parte de arte sacra, foram emprestadas para esta exposição e vieram de dezenas de igrejas e museus. Algumas estavam em altares de culto. São imagens representativas que explicam o culto de Santo António no país inteiro com peças raras.
Esta exposição é uma viagem pela primeira vida de Santo António, enquanto jovem, entre Lisboa e Coimbra, até aos 30 anos. Ilustra a paisagem social, arquitetónica e política desta época antes de o santo ter chegado a Itália.
Em Portugal, conservou-se também a memória da sua infância e juventude, nos locais por onde passou e numa grande tradição oral que perdura até hoje.
A Antena 1 visitou esta exposição, que está no Pavilhão Preto do Palácio Pimenta, desde junho, e que se prolonga até 31 de dezembro, com um olhar sobre as peças que vêm de fora de Lisboa e que estão pela primeira vez expostas a um público mais geral.