Fã número um de Tony Carreira vive em Faro e já viu mais de 200 concertos
Por Sílvia Borges da Silva (texto) e Luís Forra (foto), da Agência Lusa
Lisboa, 12 Mar (Lusa) - Já viu mais de 200 concertos dele e a primeira vez que esteve em Paris foi para o ver no Olympia. Teresa Guerreiro tem 42 anos e é a fã número um do cantor romântico Tony Carreira.
"É o meu ídolo e como ele não há mais nenhum", disse à agência Lusa Teresa Guerreiro, escriturária de Faro, admiradora de Tony Carreira há mais de dez anos e detendora do cartão nº 01 do clube de fãs oficial do músico.
Quando alguém lhe liga para o telemóvel, a primeira coisa que se ouve do outro lado da linha é uma canção de Tony Carreira - "A vida que eu escolhi" - aquela que melhor define o percurso artístico do músico, que está a completar vinte anos de carreira.
Teresa Guerreiro tem acompanhado esse percurso com todos os meios que estão ao alcance: compra os álbuns, colecciona recortes de jornais e revistas, guarda fotografias, cartazes e bilhetes e já perdeu a conta aos autógrafos que lhe pediu.
Esta admiradora espera ansiosamente o lançamento da autobiografia do cantor, "A vida que eu escolhi": "É um livro para guardar".
"Eu vejo-o como um amigo e a música dele é especial, mexe com as pessoas e toca no coração", resumiu Teresa Guerreiro, que sabe de cor praticamente todas as músicas que Tony Carreira gravou ao longo destes vinte anos.
Esta admiração pela música e pelo músico levou Teresa Guerreiro pela primeira vez a França em 2000, quando Tony Carreira se estreou no Olympia.
"Já fui à Suíça, ao Luxemburgo e a França. Também já estive na Madeira", conta Teresa, que diz não olhar a despesas quando se fala em Tony Carreira.
"Não faço contas a quanto é que já gastei por causa dele. Faço isto por gosto e por prazer", sublinhou a fã.
Em casa de Teresa Guerreiro todos gostam de Tony Carreira. O marido e os filhos também estão inscritos no clube de fãs e acompanham-na nos concertos e a sua família acaba por ser um exemplo do que é ser um admirador de Tony Carreira.
O clube de fãs oficial de Tony Carreira surgiu há 10 anos, congrega mais de dois mil sócios e tem um hino oficial.
O perfil é difícil de ser traçado, disse à agência Lusa Lídia Carvalho, que está à frente do clube de fãs desde o seu começo e gere o site oficial do cantor.
"Vai dos oito aos 80 anos, tem homens e mulheres, crianças e idosos, a maioria é de Portugal, mas há muitos fãs em França, no Luxemburgo, no Canadá, na Venezuela e nos Estados Unidos", disse esta admiradora de 40 anos.
Para Lídia Carvalho, que se recorda do seu primeiro concerto de Tony Carreira a 24 de Abril de 2000 em Serpa, o músico "é especial, por ser simples e privilegiar o contacto com os fãs".
"É como um membro da família", resumiu Lídia Carvalho.
"Identifico-me muito com as letras, são histórias de que gosto, cantadas por ele ainda gosto mais e se pudesse via os concertos todos. São sempre diferentes", garantiu.
Apesar de ter perdido a conta aos concertos que ja viu, Lídia Carvalho diz que nunca se cansa de o ver mais uma vez e já garantiu lugar nos dois concertos no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
SS.