Faculdade de Belas-Artes vai abrir concurso público para projeto de expansão
A Faculdade de Belas-Artes vai abrir até ao final do ano um concurso público de arquitetura para o projeto de expansão no Convento de São Francisco, em Lisboa, onde está instalada.
Segundo disse à agência Lusa o presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Victor dos Reis, o projeto de expansão, "há muito esperado", vai envolver a ocupação de mais 2.000 metros quadrados no interior do convento, na zona do Chiado.
Atualmente, a FBAUL acolhe 1.600 alunos e 120 professores em sete licenciaturas, 12 cursos de mestrado e três cursos de doutoramento, dois deles em parceria com outras entidades.
"Esta vai ser a maior expansão da Faculdade dentro do convento. Está neste momento a ser elaborado o caderno de encargos para abrir o concurso público de arquitetura", indicou o presidente.
As instalações do Convento de São Francisco, cujas fundações remontam ao século XIII, são partilhadas pela FBAUL e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, que também tem em curso um projeto de expansão no seu interior, na sequência da saída do Governo Civil de Lisboa e do Comando Metropolitano da PSP.
"É um edifício muito antigo que tem grandes custos de manutenção", avaliou Victor dos Reis, acrescentando que foram iniciadas em julho deste ano obras no pátio central da Faculdade, e numa cisterna do século XVI.
O presidente indicou que depois desta obra, que deverá terminar em novembro próximo, o projeto de expansão será prioritário para aquela instituição superior de ensino: "Vai ser uma intervenção cara e com várias fases", acrescentou.
Até domingo, a FBAUL está a celebrar com um colóquio, mesas redondas e visitas guiadas, os 180 anos da fundação da entidade, que começou por designar-se Academia de Belas-Artes.