Faculdade de Medicina da Baía restaurada para comemorações dos 200 anos
A Faculdade de Medicina da Baía (FAMEB), primeira instituição brasileira de ensino superior público, criada por D. João em 1808, está a ser restaurada para as comemorações dos seus 200 anos, informou o cônsul-geral de Portugal no Estado.
"Atendendo ao seu relevo para a Baía e para a história do ensino superior no Brasil, prevê-se que as comemorações dos 200 anos da Faculdade tenham um especial destaque na celebração em 2008, entre Portugal e o Brasil, do bicentenário da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil", afirmou o cônsul João Sabido da Costa.
O bicentenário da faculdade coincide com os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, cujas comemorações estão a ser preparadas por uma comissão especial, presidida pelo embaixador Alberto da Costa e Silva, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O protocolo de intenções para o início da restauração do complexo monumental da Faculdade de Medicina foi assinado pela Universidade Federal da Baía (UFBA), à qual a FAMEB pertence, Ministério da Cultura, Petrobras e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão da UFBA.
O projecto está orçado em oito milhões de reais (2,9 milhões de euros).