Faculdade do Porto assina acordo com instituição de São Paulo
A Faculdade de Engenharia da Univers idade do Porto (FEUP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) assinaram um acordo de cooperação e intercâmbio, foi hoje divulgado.
O acordo inclui a criação de programas de intercâmbio entre estudantes das duas instituições, a realização de estágios e de projectos de investigações conjuntos.
Um desses projectos conjuntos de investigação será realizado entre as d uas instituições superiores de ensino e as empresas Tlantic e Modelo Continente, do grupo Sonae, em Portugal.
O projecto de investigação terá como objectivo a melhoria da qualidade dos futuros sistemas de tecnologia de informação do grupo português, utilizados em negócios electrónicos na Internet.
O acordo entre as duas instituições resultou de uma série de visitas de representantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) reali zadas este mês a diversas entidades superiores brasileiras.
Liderada pelo coordenador da FEUP, João Falcão e Cunha, a comitiva visi tou universidades em Brasília (UNB) e nos estados do Rio Grande do Sul (PUC-RS e UFRDS), Santa Catarina (UESC), Rio de Janeiro (UFRJ) e Amazonas (UFAM).
A comitiva da FEUP encontrou-se igualmente com a direcção da Coordenaçã o de Aperfeiçoamento (CAPES), entidade do Ministério da Educação responsável pel as investigações no ensino superior.
João Falcão e Cunha, responsável pelo programa "Mobile", avançou que o nível do ensino da FEUP e das universidades brasileiras de engenharia estão a at rair o interesse de estudantes dos dois países.
A FEUP acredita que há grande espaço para ampliar os programas de inter câmbios entre instituições portuguesas e brasileiras, disse o responsável.
O programa "Mobile" da FEUP oferece benefícios para os estudantes, nome adamente subsídios para dormidas a estudantes portugueses seleccionados em progr amas de intercâmbio no estrangeiro.