Fadista Joana Amendoeira lançará disco no Canadá em 2007
A fadista portuguesa Joana Amendoeira assinará nos próximos dias um contrato de representação com uma empresa canadiana, que prevê o seu lançamento discográfico no Canadá no início de 2007, foi hoje anunciou.
O contrato dá a representação exclusiva da artista no mercado canadiano à empresa Mirateca Arts Management, sedeada em Vancouver, que iniciará em Outubro uma campanha de promoção da fadista na rádio, TV e jornais.
Em declarações à Lusa, Terry Costa, gerente da empresa canadiana, sublinhou que "esta campanha, no valor de 200 mil dólares, divulgará a artista de costa a costa do Canadá", estando também já "assegurado com uma editora canadiana o seu lançamento discográfico neste mercado no início de 2007".
A estreia discográfica de Joana Amendoeira no Canadá será através da edição e comercialização do quarto disco da fadista, cujo lançamento está previsto para breve em Portugal.
Segundo o empresário, a vantagem da edição de CD e distribuição canadiana é garantir a venda em todo o mercado e preços mais acessíveis.
É que, conforme explicou, além de a discografia de músicos e artistas portugueses no Canadá ser ainda inexpressiva, a maior parte é disponibilizada a título de "importação", com um custo que às vezes chega a ser o dobro dos CD editados no país.
"A campanha promocional de Joana será uma das maiores já realizadas para artistas portugueses aqui no Canadá, porque será em todo o território" e tem, simultaneamente, a ambição de a tornar conhecida não apenas junto da comunidade portuguesa radicada no país como do público canadiano em geral, salientou.
Também para 2007, está já a ser planeada uma digressão da fadista com espectáculos em várias cidades no Canadá.
Joana Amendoeira é a primeira artista de Portugal a integrar o elenco de representações da Mirateca Arts Management, do qual fazem já parte as cantoras luso- canadianas Suzana da Câmara (jazz) e Salomé (fado).
O contrato para o Canadá surgiu na sequência de contactos efectuados no Verão passado entre o gerente da empresa canadiana e a empresa HM em Portugal.
Joana Amendoeira esteve pela primeira vez no Canadá em Fevereiro de 2005, a representar Portugal e o fado na edição do Festival Stricly Mundial em Montreal (uma iniciativa de renome internacional no campo da música), tendo realizado alguns concertos.