Fadista Raquel Tavares edita primeiro álbum segunda-feira

por Agência LUSA

A fadista Raquel Tavares, vencedora da Grande Noite do Fado 1997, edita segunda-feira o seu primeiro álbum onde revisita temas tradicionais e canta inéditos, nomeadamente de Diogo Clemente, que se estreia como letrista.

"O Diogo foi uma surpresa pelo talento admirável que demonstra", disse a fadista à agência Lusa.

Diogo Clemente tem-se destacado como acompanhante à viola e compositor de fado, sendo este o primeiro álbum em que surge como letrista e produtor, ao l ado de Jorge Fernando.

Clemente assina a letra do fado com que abre o CD, "Quando acordas", co m música de Armando Machado, e ainda "A tarde já morreu nesta varanda" (música d e Macedo de Freitas).

Raquel canta ainda da autoria de Diogo Clemente (música e letra) três o utros fados, entre eles, o "Fado Raquel".

Outro autor interpretado pela fadista que foi "atracção nacional" na re vista do ano passado "Arre Potter que é demais!" é Jorge Fernando, que assina tr ês temas e ainda a letra de "Senhor não sei o meu nome" (com música de Franklin Godinho).

Raquel Tavares, 21 anos, canta o fado desde menina, tendo afirmado à Lu sa que o álbum editado pela Movieplay Portuguesa é aquilo que "entende por fado" .

"Este álbum é a minha verdade, defendo-a, pois é aquilo que entendo com o fado e sinto", disse.

Do repertório fadista Raquel Tavares canta "Olhos garotos", uma criação de Lucília do Carmo e "Fado lisboeta", que qualificou como "uma síntese de todo s os cambiantes deste disco".

"Fado lisboeta" (Amadeu do Vale/Carlos Dias) é uma criação de Amália Ro drigues e surge neste CD "a conselho do Jorge Fernando, que achou que devia incl uir um fado sobre Lisboa e resultou como uma síntese do disco".

Outro tema por si cantado tem a assinatura de outra fadista, Elsa Labor eiro, com música de Amadeu Ramin, "Maré alta, sol profundo".

O álbum inclui um total de 13 fados e estará no mercado segunda-feira, sendo apresentado oficialmente, dia 20 de Maio, no Jardim de Inverno do Teatro S ão Luiz, em Lisboa.

Acompanham a fadista Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Diogo Clem ente e Jorge Fernando (viola) e Filipe Larsen (contrabaixo).

pub