Fado continua a ser a grande referência de Portugal - Mariza
Mariza, distinguida com o Prémio Internacional Amália Rodrigues, afirmou hoje que o fado "continua a ser a grande referência musical de Portugal no estrangeiro".
Em declarações à agência Lusa, a fadista afirmou-se "satisfeita e contente" pelo reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo desde o início da sua carreira, em 1999.
Para a fadista, "o fado é de facto o passaporte da música portuguesa e continua a ser a nossa grande referência" no estrangeiro "onde o nome de Amália continua a ter uma enorme força, nomeadamente nos mercados latinos, como Espanha, França e Itália".
O poeta José Luís Gordo, considerado Melhor Poeta de Fado, afirmou-se "contente" por uma distinção que vê como "um reconhecimento de uma vida dedicada à poesia de fado".
O poeta, autor de, entre outros, do fado "Cantarei até que a voz me doa", salientou "o carácter inédito" da iniciativa da fundação, e entende o prémio "como uma rosa".
Os prémios Amália Rodrigues atribuídos pela primeira vez este ano pela Fundação instituída pela fadista distingue 17 personalidades na área da música, 13 deles só na área do fado e os outros nas áreas de Fado de Coimbra, Música Étnica, Música Sinfónica e Internacional, pela divulgação da música portuguesa além fronteiras.
Os distinguidos, hoje anunciados em conferência de imprensa, receberão os Prémio numa gala a realizar a 28 de Outubro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.