Faleceu a arquitecta Olga Quintanilha

por Agência LUSA

A arquitecta Olga Quintanilha, primeira presidente da Ordem dos Arquitectos (OA), faleceu domingo em Lisboa, com 63 anos, vítima de doença prolongada, revelou hoje à agência Lusa fonte da OA.

O corpo de Olga Quintanilha está em câmara ardente na sede da Ordem dos Arquitectos, de onde sairá o funeral, terça-feira às 12:00, para o cemitério dos Olivais.

Autora do recente projecto dos edifícios Twin Towers, em Lisboa, Olga Quintanilha teve um papel preponderante na criação da Ordem dos Arquitectos, anteriormente denominada Associação de Arquitectos Portugueses, salientou a mesma fonte.

Olga Quintanilha nasceu em 1942 em Lisboa, onde se formou na Escola Superior de Belas Artes, em 1967, tendo exercido arquitectura desde então.

Entre as dezenas de projectos que assinou, em nome próprio ou em parceria, contam-se a Agência do Montepio Geral, em Lisboa, e vários programas e estudos prévios de edifícios escolares e de saúde em Angola, sobretudo em Luanda.

Coordenou o Livro Branco da Formação em Arquitectura em Portugal e, entre 1989 e 1991, ocupou o cargo de membro Permanente do Conselho da Europa dos Arquitectos.

A par da profissão, Olga Quintanilha destacou-se pelo empenho na defesa da classe dos arquitectos, ocupando vários cargos directivos desde a década de 1980 na associação e na Ordem, onde chegou a presidente.

É esse trabalho na actividade associativa que a actual presidente da OA, Helena Roseta, destaca em comunicado, sublinhando a "dedicação e defesa da arquitectura nas mais diversas frentes".

"A Ordem era de certo modo a sua casa", refere a arquitecta Helena Roseta em homenagem a Olga Quintanilha.

pub