Última Hora
Espanha. Após cinco dias de reflexão, Pedro Sánchez anuncia que não se demite

Faleceu fadista Maria Leopoldina Guia

por Agência LUSA

A fadista Maria Leopoldina Guia, de 60 anos, faleceu hoje de madrugada na Moita do Ribatejo, Setúbal, vítima de doença prolongada, disse fonte da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.

Até aos 19 anos, cantou fado-canção, tendo por principais referências a rtísticas Simone de Oliveira e Maria de Lurdes Resende e gravou o seu primeiro d isco aos 20 anos.

A cantora foi um dos fadistas que integrou o primeiro DVD sobre fado ed itado em Portugal, intitulado "Fado em Alcochete".

De entre a sua discografia contam-se CD dedicados ao matador de toiros Alexandre Pedro "Pedrito de Portugal" e à poetisa vila-franquense Maria Adelaide de Carvalho.

As suas últimas gravações foram acompanhadas pela Banda da Sociedade Im parcial 15 de Janeiro de 1898, de Alcochete.

O corpo de Maria Leopoldina da Guia estará a partir de hoje em câmara a rdente, na sede da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

Quinta-feira, pelas 09:30, será celebrada missa de corpo presente, segu indo o funeral para o crematório do cemitério do Alto de São João, em Lisboa, às 12:00.

Casada com o popular Manuel Pires Rosa, conhecido no meio taurino por " Bale", Maria Leopoldina Guia era mãe do forcado Eduardo Pires Rosa, do Grupo do Aposento da Moita do Ribatejo.

pub