Família do rei Constantino da Grécia vende tesouros de antigo palácio
A família do rei Constantino da Grécia, exilado em Londres desde o golpe militar no seu país em 1967, venderá na capital britânica tesouros resgatados de um antigo palácio real, informou a leiloeira Christie`s .
No total, serão postos à venda no leilão, marcado para 24 e 25 de Janeiro , 850 objectos da colecção do rei Jorge I (1862-1913), bisavô de Constantino, ir mão da rainha Sofia de Espanha.
A colecção consiste numa "extraordinária selecção de peças de prata e obje ctos de Fabergé, além de móveis, obras de arte, jade e porcelana chinesa e quadr os".
Com a venda destes artigos, procedentes, na sua maioria, de Tatoi, o palá cio favorito do exilado monarca, a 25 quilómetros de Atenas, a Christie`s conta arrecadar cerca de dois milhões de libras (três milhões de euros).
Este será o primeiro leilão público de bens da família real grega desde a abolição formal da monarquia na Grécia em 1974.
Constantino, que reinou entre 1964 e 1973, pôde retirar a colecção de Tato i em 1991, quando o governo de Atenas o autorizou a transferir bens da realeza p ara fora do país, apesar das disputas legais entre as duas partes pelo facto de o monarca não ter pago os elevados impostos das suas propriedades ao erário greg o.
Um porta-voz da Christie`s esclareceu que os lotes a leiloar em Janeiro " estão na Inglaterra desde 1991" e a sua venda é "absolutamente" legal, na medida em que "foram cuidadosamente retirados da Grécia".