Fanfare Ciocarlia e Kimmo Pohjonen fazem digressões em Portugal

A orquestra de metais Fanfare Ciocarlia, originária da Roménia, inicia quinta-feira em Bragança uma digressão por palcos portugueses, que dará a conhecer a festividade da música cigana.

Agência LUSA /

De acordo com a produtora Sons em Trânsito, a digressão de sete concertos em Portugal começa nos teatros municipais de Bragança e Alcobaça, na quinta e sexta-feira, respectivamente, seguindo para a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão no sábado.

A Fanfare Ciocarlia, que se intitula "a mais rápida banda de metais do mundo", prossegue a viagem por palcos portugueses no domingo, no palácio dos desportos de Torres Novas, e no dia 30 em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente.

A 1 de Outubro a actuação é na Casa da Música do Porto e no dia seguinte a festa cigana termina no Fórum Lisboa, na capital.

A Fanfare Ciocarlia, originária da pequena aldeia de Zeca Prajini, próxima da fronteira da Roménia com a Moldávia, é formada por 12 músicos, que no tempo de Ceausescu estava proibida de tocar no seu próprio país.

Este ano, a banda editou o quarto álbum, "Gili Garabdi - ancient secrets of gypsy brass", que inclui, por exemplo versões do tema dos filmes do agente secreto James Bond, "O07", ou de "Caravan", de Duke Ellington.

Depois de Portugal, onde já actuou em 2002 no Festival Sons em Trânsito, de Aveiro, a Fanfare Ciocarlia segue para o Japão, onde tem previstos nove concertos.

Quem também está de regresso a Portugal é o acordeonista finlandês Kimmo Pojhonen para uma série de cinco concertos em Outubro.

Depois da passagem em Julho pelo Festival Músicas do Mundo, de Sines, o músico apresentará de 21 a 29 de Outubro um dos seus projectos, Animator, que combina animação virtual gráfica da artista Marita Liulia e vídeo de Antti Kuivalainen.

A mini-digressão deste músico renovador do acordeão tradicional começa dia 21 de Outubro na Casa da Música (Porto), seguindo-se concertos em Guimarães, Aveiro, Coimbra e Guarda.


PUB